Mais de 18 milhões de alunos fazem 1ª fase da OBMEP nesta terça-feira (30)

 

Mais de 18,3 milhões de alunos de todas as regiões do país participam da prova da primeira fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nesta terça-feira (30). Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcança, nesta edição, 99,87% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.

Nesta primeira fase, as provas serão aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, conforme regulamento. O estudante terá 2h30 minutos para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Alunos com deficiências dispõem de três horas e meia para completar a prova. O regulamento da olimpíada está disponível no site. 

As instituições de ensino devem enviar os cartões-respostas dos estudantes classificados para a segunda fase até 12 de junho, pelos Correios, ou preferencialmente via aplicativo da OBMEP disponível para download nas lojas Google Play Store ou Apple Store, a partir de 30 de maio. A relação dos candidatos aprovados para a próxima e última etapa será divulgada em 2 de agosto. Já a segunda fase da olimpíada será realizada nos locais previamente informados pela OBMEP. O exame é composto por 6 questões discursivas e está marcado para 7 de outubro.

A novidade desta edição ficou por conta do aumento no número de medalhas. A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 bronzes aos participantes. A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações para escolas privadas. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, serão distribuídas pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional. 

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa. O valor da bolsa concedida pelo CNPq foi reajustado este ano, com aumento de 200%.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. 

Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

 




$result.label