Nota Oficial da OBMEP

 

A organização da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) lamenta profundamente e manifesta sua indignação diante da publicação em redes sociais de imagens de provas neste ano.

Trata-se de um evento em escala nacional, com 18,3 milhões de participantes e 55 mil escolas em todo o país. O papel da organização é o de distribuição das provas e supervisão. A responsabilidade pela aplicação na primeira fase é das escolas participantes, que se comprometem a observar o regulamento da competição, o qual proíbe a aplicação da prova antes de 30 de maio, a divulgação das respostas e o uso de celulares durante a prova, sob pena de desclassificação. Caso sejam constatadas irregularidades, o regulamento permite que as escolas adotem outros critérios de seleção para a segunda fase.

A organização da OBMEP está apurando as responsabilidades e tomará as providências necessárias para que essas práticas não se repitam. 

A primeira fase serve para a escola selecionar os alunos que vão representá-la na segunda etapa. Os estudantes concorrem apenas com participantes do mesmo colégio, que classifica os 5% com o melhor desempenho na etapa inicial. 

A OBMEP premia os alunos exclusivamente de acordo com o desempenho na etapa final da olimpíada. A realização das provas da segunda fase é de responsabilidade do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), ocorre em locais de aplicação específicos e é supervisionada por fiscais contratados.

Criada em 2005, a OBMEP ocorre em 99,8% dos municípios brasileiros. Ela só é possível graças ao comprometimento de professores, coordenadores e diretores de escolas públicas e privadas de todo o país.

 




$result.label