Inscrições para a 19ª OBMEP 2024 terminam nesta sexta-feira (15)

 

As inscrições para a 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) terminam nesta sexta-feira (15). Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. A inscrição é feita exclusivamente pelas escolas, que devem preencher a ficha disponível no site da OBMEP, informar o código MEC/INEP e criar uma senha. No regulamento, os representantes das escolas vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na Olimpíada.

 

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é a maior competição científica do país e reúne mais de 18 milhões de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio a cada ano.

 

A olimpíada é realizada em duas fases, sendo a primeira composta de uma prova objetiva de 20 questões e a segunda de uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da OBMEP será realizada em 4 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 19 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

“A prova da OBMEP não mede conhecimento em matemática. Os problemas são formulados de modo que possam ser resolvidos com criatividade, imaginação e raciocínio lógico. Mães, pais e avós que desejam que seus filhos ou netos participem da edição da OBMEP devem entrar em contato com a direção da escola e pedir para que a instituição inscreva todos os seus alunos”, explica o coordenador-geral da OBMEP e pesquisador do IMPA, Claudio Landim.

 

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.


Assim como no ano passado, a Olimpíada irá distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os alunos premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa do CNPq de R$ 300 aos medalhistas nacionais de escolas públicas que integram o programa. 

 

Para estimular cada vez mais a participação dos estudantes, a OBMEP também irá premiar alunos com melhor desempenho estadual. Pelo menos, 20,5 mil medalhas estaduais vão ser distribuídas. Importante destacar que a  premiação estadual não permite acesso ao PIC.
 

Neste ano, a olimpíada homenageia os 100 anos dos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes, cujas descobertas mostram o alto nível de produção científica no Brasil. 

 

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

 




$result.label