IDOR-Ciência Pioneira oferece bolsas para medalhistas

 

A iniciativa IDOR-Ciência Pioneira vai conceder dez bolsas de R$ 900 para medalhistas de qualquer edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). As inscrições para o processo seletivo vão de 1º a 12 de abril no site https://bolsaidor.obmep.org.br/portal. O resultado será divulgado em dois de maio. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail cad_obmep@impa.br

Bolsa IDOR-Ciência Pioneira-OBMEP tem duração de 12 meses e é renovável anualmente, até o limite de 60 meses. De acordo com o regulamento, a renovação dependerá da avaliação do desempenho do bolsista. Os pré-requisitos são: ser medalhista em alguma edição da OBMEP, ter renda per capita de até 1,5 salário-mínimo e ser admitido em um curso de uma universidade pública, no primeiro semestre do ano de abertura das inscrições, nas áreas de ciências biológicas e médicas. 

Para participar do processo seletivo, o estudante precisa fazer a inscrição e fornecer os documentos solicitados no edital. A seleção e a avaliação dos candidatos serão realizadas por um Comitê Avaliador designado pela direção do IMPA / Coordenação de Programas de Extensão Acadêmica. A avaliação levará em conta diversos critérios como o mérito acadêmico, situação socioeconômica, relevância do apoio financeiro e o desempenho do candidato em entrevista a ser realizada durante a seleção.

A Ciência Pioneira é uma iniciativa sem fins lucrativos com o propósito de apoiar a formação, desenvolvimento e atração de talentos da ciência de fronteira no Brasil. Essa iniciativa teve origem no IDOR, uma organização sem fins lucrativos que, há mais de 10 anos, contribui para o desenvolvimento da ciência de forma a melhorar a condição da vida humana. 

Em 2023, a OBMEP já havia anunciado outras duas parcerias semelhantes. A IHS-Tower e a Fundação Behring também oferecem bolsas de estudo para medalhistas da competição científica que ingressaram ano passado na faculdade pública. O valor da bolsa ofertado também é de R$ 900.




$result.label