Brasil conquista uma medalha de prata e três de bronze na EGMO 2024

 

A equipe brasileira garantiu uma medalha de prata e três de bronze na 13ª edição da Olimpíada Europeia Feminina de Matemática (EGMO, na sigla em inglês) e ficou na 22ª colocação no ranking geral da competição. A delegação que representa o Brasil é formada por quatro estudantes. Todas foram premiadas na disputa, que começou dia 11 e se estende até o dia 17, na Geórgia. Isabela Ruthner Dorn (CE) conquistou a medalha de prata; Bilhana Plamenova Koshloukova (CE), Luiza Akemi Bidoia de Freitas (SP) e Maria Clara Fontes Silva (SE) ficaram com o bronze. A cerimônia de premiação das estudantes será nesta terça-feira (16).

A vice-líder do grupo, Vitória Aparecida Santos Ferreira (SP), aluna de doutorado do IMPA, destacou o progresso do grupo. “O Brasil voltou a ter todo o time de quatro pessoas como medalhistas! Três bronzes e uma prata. Foi uma conquista muito significativa, pois estamos rodeados por países de alto desempenho, com treinamento forte nacional e tradição na EGMO. Mostramos a força latina e seguimos entusiasmados para as demais competições. É a sétima participação do Brasil em 13 edições da EGMO e tivemos uma boa posição na somatória de pontos”, destacou a estudante, que acompanhou a delegação feminina ao lado da líder do grupo, Maria Clara Werneck. Toda a equipe também é medalhista da OBMEP. 

No ano passado, a delegação brasileira, que contou com duas das atuais participantes, Bilhana e Isabela, terminou a EGMO 2023 com duas medalhas de bronze e uma menção honrosa, na 27ª posição no ranking geral. 

Neste ano, a seleção e o treinamento da delegação brasileira foram promovidos pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM). A EGMO é uma competição de Matemática similar à Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Foi criada em 2012, no Reino Unido, com o intuito de estimular a participação de meninas em olimpíadas estudantis de Matemática. O Brasil participa da competição desde 2017. Hoje, o país acumula uma medalha de ouro, cinco de prata e 17 de bronze. A competição conta com a participação de mais de 200 estudantes de 56 países.

 




$result.label