OBMEP reúne em Natal 165 estudantes para atividades e desafios

 

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) vai reunir, de 22 a 25 de abril, em Natal (RN), 165 estudantes de todo o Brasil no tradicional Encontro do Hotel de Hilbert. A cerimônia de abertura contará com a participação por vídeo da deputada federal, Tabata Amaral, medalhista da OBMEP. 

O evento, que está em sua 9ª edição, é dedicado aos alunos que se destacaram no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.), que oferece aulas avançadas de matemática para medalhistas da Olimpíada. Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa conta com 13 professores universitários de diferentes regiões do país para debater temas do universo matemático e incentivar a garotada a se dedicar ao aprimoramento dos estudos. 

Para Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, o encontro vai além do aprendizado. “O Hotel de Hilbert é uma festa, um momento muito especial de confraternização de medalhistas da OBMEP de todo o Brasil, unidos no gosto pela matemática.”

Durante 4 dias, meninos e meninas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas participarão de gincanas, aulas, palestras e serão desafiados a resolver o “Problema do Dia”. As melhores soluções serão apresentadas aos colegas e professores. 

“Mensagens cifradas: Vamos Brincar de Criptografar?”, “Uma introdução aos grafos de infecção”, “Buracos negros: o que são e que segredos do universo guardam?”, “Mágicas matemáticas: truques e um pouco mais” são algumas das palestras previstas que vão ocorrer ao longo da semana. 

O primeiro Encontro do Hotel de Hilbert ocorreu em 2011, em Nova Friburgo (RJ). Os participantes são selecionados pelos coordenadores do PIC de cada região do Brasil. O programa reúne alunos premiados da OBMEP em aulas aprimoradas de matemática. O objetivo é ampliar o conhecimento científico dos participantes e prepará-los para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Os medalhistas de escolas públicas que integram o PIC ainda recebem uma bolsa de R$ 300 de auxílio.  

Por que o encontro se chama Hotel de Hilbert?

Em 1925, o matemático alemão David Hilbert apresentou um paradoxo do infinito. Nele há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto n pula para o quarto n+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas. 

O Encontro do Hotel de Hilbert  deste ano conta com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).




$result.label