IMPA/OBMEP e SEDU do ES firmam parceria

 

"Matemática na Rede: preparando campeões" usará o Portal da Matemática da OBMEP para aperfeiçoamento dos alunos.

Durante o I Seminário de Matemática da Rede Pública Estadual, realizada em 23 de março no Instituto Federal do Espírito Santo, em Vitória, foi firmada a parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo e o IMPA/OBMEP.

O programa “Matemática na Rede: preparando campeões” tem como objetivo identificar jovens talentos, estimular a participação em Olimpíadas Científicas e Tecnológicas e fortalecer a aprendizagem a partir de atividades científicas e de monitoria. Com o programa, todas as escolas da rede estadual poderão organizar atividades de monitoria em Matemática com os estudantes, sob a coordenação de professores. O Portal da Matemática, preparado pela OBMEP, será a  plataforma virtual de acesso desses professores, que receberão formação continuada.
 

Inicialmente, 50 escolas receberão o programa de Iniciação Científica em Matemática. Serão 50 professores orientadores e 1.500 estudantes de Iniciação Científica em Matemática que serão certificados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES).
A ideia é que com o Programa, os jovens talentos participem de aulas de aprofundamento de estudos, sejam monitores do reforço escolar para outros estudantes e participem cada vez mais de competições e feiras de Matemática. A meta é abranger todas as escolas da rede estadual e atingir cerca de 100 mil estudantes a partir das atividades.

“A Matemática, assim como a Língua Portuguesa, é vital para nossa vida. A implantação desse novo programa é uma forma de chamar a atenção dos outros jovens para a importância de se dedicarem aos estudos. Precisamos motivar os alunos a buscar o conhecimento”, destacou o secretário de Estado da Educação do ES, Haroldo Rocha.

Além de professores e gestores e com a presença do Coordenador Geral da OBMEP, prof. Claudio Landim, dos coordenadores regionais da OBMEP no Espírito Santo, profs. Luiza Casati e Florêncio Guimarães, do Secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha e do Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, José Antonio Bof Buffon, o seminário contou com a presença de secretários municipais da Educação e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/ES) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

O coordenador regional da OBMEP e professor da UFES, Florêncio Guimarães, apresentou um panorama histórico da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no cenário regional. O evento também contou com a presença do coordenador geral da OBMEP, Cláudio Landim, que falou sobre o cenário nacional da Olimpíada e destacou a importância de incentivar jovens talentos a participarem de competições.
“A OBMEP começou como uma prova e foi se desenvolvendo, criando ferramentas para melhorar a qualidade do ensino no país. Hoje, mais do que uma prova, a OBMEP realiza diversas ações importantes, como a formação que será utilizada no Programa lançado hoje”, destacou Cláudio Landim.
 
Crédito das fotos: Romero Mendonça/SECOM-ES




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label