Alagoas realiza encontros de professores

 

Ao longo do primeiro semestre de 2017 foram realizados diversos encontros de professores, em vários municípios alagoanos, para discutir questões como a metodologia a ser adotada em sala de aula pelos professores. O objetivo dos encontros é incentivar o ensino da Matemática na educação básica de forma contextualizada, a partir de problemas que tratem situações do cotidiano dos(as) alunos(as), ajudando a acabar com o estereótipo de que a Matemática é uma disciplina chata, cheia de simbolismos que, muitas vezes, parecem sem sentido para o  aluno(a).

 

Os encontros procuraram direcionar os professores, sob a ótica dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que reconhecem na Metodologia da Resolução de Problemas uma alternativa eficiente no ensino de Matemática. Neste contexto, a OBMEP foi apresentada aos professores como uma ferramenta de transformação com seu material didático rico, construído ao longo de 13 anos (provas da 1a e 2a fases; bancos de questões). Nos encontros com os professores, além de palestras sobre a OBMEP e sobre a Metodologia de Resolução de Problemas, foram realizadas oficinas para resolver problemas da OBMEP sob a ótica desta Metodologia:

 

 

1) Lagoa da Canoa - AL: Encontro realizado no dia 24 de março de 2017, das 08h00 às 12h00 e contou com a participação de 36 professores de Matemática do 4o ao 9o ano do ensino fundamental além da Secretária Municipal de Educação do município e coordenadores pedagógicos.

 

 

2) Maceió - AL: Encontro realizado em 05 de abril de 2017, com cerca de 60 professores de Matemática da rede estadual de ensino de vários municípios de Alagoas. O encontro foi no auditório da Secretaria Estadual de Educação e fez parte de uma semana de eventos realizados por esta secretaria.

 

 

3) Coité do Noia - AL: Atendendo a pedidos da Secretaria Municipal de Coité do Noia que pretendia manter o ritmo da OBMEP no município, foi realizado, em 07 de abril de 2017, um encontro com os professores que visava estimular a participação dos novos professores em atividades matemáticas. Na ocasião foi realizada uma oficina sobre a Metodologia de Problemas.

 

 

4) Capela - AL: Realizado em 05 de maio de 2017, o encontro foi motivado pelo fato de Capela ser um município com resultados inexpressivos na OBMEP e apresentar baixos índices nos indicadores de educação. Foram realizadas palestras sobre a OBMEP e uma oficina sobre a resolução de problemas. Participaram cerca de 40 professores dos municípios de Capela, Atalaia e Cajueiro além da secretária de educação de Capela.

 

 

5) São Miguel dos Campos - AL: Encontro realizado, no dia 10 de maio de 2017, a pedido da 2a Gerência Regional para estimular a OBMEP e ajudar na preparação dos professores da região e contou com a participação de cerca 40 professores dos municípios de São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Coruripe, Junqueiro, Campo Alegre e Barra de São Miguel.

 

 

6) Arapiraca - AL: O encontro foi realizado em 31 de maio de 2017, na maior escola da rede estadual do município, Escola José Quintela Cavalcante, a pedido da direção da escola, que pretende preparar seus professores para participar mais ativamente da OBMEP. Além do encontro com 14 professores, houve também uma grande caravana com cerca de 500 alunos da escola.

 

 

7) Coruripe - AL: O encontro foi realizado em 02 de junho de 2017, a pedido da Secretaria Municipal de Educação e reuniu cerca de 30 professores do município, além do Secretário de Educação e dos coordenadores pedagógicos. Foram realizadas palestras sobre a OBMEP e oficinas sobre a resolução de problemas.  

 




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label