PR02 realiza oito Cerimônias Regionais

 

A Coordenação Regional de PR02 realizou 08 pequenas cerimônias regionais para homenagear alunos(as) premiados na OBMEP 2016. As cerimônias agruparam premiados por Núcleos Regionais de Educação (NRE), com o objetivo de diminuir os custos e facilitar a participação dos medalhistas, familiares, professores e diretores das escolas. Nestas solenidades foram condecorados noventa e sete (97) medalhistas com medalhas de bronze e cinquenta (50) medalhistas de prata. Oito (08) medalhistas de ouro receberam os certificados de premiação e dezenove (19) professores da região premiados pelo bom desempenho dos seus alunos receberam diploma de homenagem.

O Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão também foi presenteado com um troféu. Todos os alunos e professores premiados receberam brindes gentilmente doados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

A primeira cerimônia regional para os medalhistas do NREs de Goioerê, Pitanga e Campo Mourão aconteceu no dia 09/08/16 na cidade de Campo Mourão. A segunda Cerimônia foi realizada no dia 10/08/2017 na cidade de Loanda, para os medalhistas dos NREs de Loanda e Paranavaí. No dia 11/08/2017 ocorreu a terceira cerimônia, na cidade de Cianorte, para os premiados deste Núcleo Regional de Educação deste município. No dia 15/08/2017 na cidade de Medianeira aconteceu a cerimônia para os medalhistas do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. No dia 18/08/2017, na cidade de Umuarama, ocorreu a cerimônia para os premiados deste núcleo regional de educação. Cabe ressaltar que nesta cerimônia, a pedido da coordenação do Núcleo regional, foram entregues todos os certificados de menção honrosa das escolas jurisdicionada ao NRE de Umuarama.  A sexta cerimônia aconteceu no dia 24/08/2017, na cidade de Cascavel, para os premiados deste núcleo. No dia 25/08/2017 na aconteceu na cidade de Toledo a solenidade para os medalhistas do NREs de Toledo e Assis Chateaubriand. A oitava e última cerimônia, para os premiados do NREs de Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul e Dois Vizinhos foi realizada na cidade de Francisco Beltrão no dia 31/08/2017.

Em todas as cerimônias a OBMEP e seus projeto e programas foram amplamente divulgados às comunidades. Nas cerimônias realizadas em Medianeira, Cascavel e Toledo contamos com a presença do professor orientador de iniciação científica da região Professor Edson Licurgo que falou sobre a iniciação científica propiciada pela OBMEP. Ainda na cerimônia de Toledo tivemos a presença do Professor Rodrigo, coordenador de um dos polos do POTI, o qual pode falar sobre o programa;

 

O apoio das equipes dos NREs foi fundamental na organização das cerimônias. As equipes dos núcleos mais distantes de Cascavel ajudaram na organização do coffee break servido a todos os presentes; a equipe do NRE de Loanda confeccionou uma lembrança (foto) para cada um dos premiados; a confeitaria contratada para servir o coffee break na cerimônia de Cianorte ofereceu um kit de doces para cada premiado; na cerimônia de Umuarama a equipe organizou uma belíssima apresentação da orquestra de violinos de uma escola municipal; na cerimônia de Toledo aconteceu uma apresentação teatral com um grupo de alunos de uma escola estadual do município e homenagem aos professores; e na cerimônia de Francisco Beltrão a coordenação do NRE organizou uma apresentação musical e a apresentação de um vídeo com a inspiradora história da medalhista Tábata Amaral.

 

Os auditórios, sem exceção, estavam lotados. Fica claro que o projeto OBMEP muito além de contribuir para a formação de novos cientistas, contribui para a formação de homens de bem, afastando por meio da disseminação do conhecimento muitas crianças e adolescentes dos caminhos das drogas, por exemplo. Fica nítido que o dinheiro investido pelo estado em projetos da natureza da OBMEP não se compara àquele que deverá ser investido para recuperar jovens que por ventura venha a ingressar na marginalidade. 

Parabéns aos premiados na OBMEP 2016 e a todos que contribuíram para a realização das cerimônias em PR02!




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label