CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DA REGIÃO BA03

 

No dia 28 de agosto foi realizada na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus II, Alagoinhas, a CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DOS ALUNOS da BA03  na OBMEP 2017.

Nesta cerimônia, homenageamos os grandes vencedores da Região Ba03 na OBMEP 2017. Foram 25 municípios da regional que tiveram alunos premiados nacionalmente: Acajutiba, Adustina, Alagoinhas, Banzaê, Cardeal da Silva, Catu, Cícero Dantas, Conde, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Fatima, Itapicuru, Mata de São João, Nova Soure, Olindina, Paripiranga, Pojuca, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Rio Real, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Sátiro Dias e Terra Nova.

No total, foram entregues uma medalha de prata, seis medalhas de bronze e 68 certificados de Menção Honrosa.

Além dos alunos, estiveram presentes familiares, professores, diretores das escolas, coordenadores pedagógicos da rede municipal de educação e vários representantes de secretários de educação. Contamos com a presença de Fabricio Faro, Tatiane Cavalcante, José Luiz Santos, Regiane Miranda e Gilmara Bonfim, secretários de educação dos municípios de Alagoinhas, Entre Rios, Itapicuru, Paripiranga e Terra Nova, respectivamente. Vale ressaltar também a presença do Sr. Elizio Simões, prefeito do município de Entre Rios e de Denise Guimarães, representando Maricélia Santos, secretária de educação de Mata de São João, que todos os anos colabora com o nosso evento, nos presenteando com as camisas que são dadas aos alunos premiados.

Contamos com a participação dos monitores de dois projetos de extensão da UNEB/Campus II: Matemática é show e o de Xadrez. O primeiro, coordenado pela Professora Daniela Santos e que tem como objetivo apresentar a matemática de forma lúdica por meio de jogos matemáticos e peça teatral. O segundo, que incentiva a prática de xadrez entre os estudantes da educação básica da cidade de Alagoinhas. Asim sendo, o público participante do evento foi recebido com uma exposição de jogos matemáticos interessantes e desafiadores e com tabuleiros de xadrez, nos quais os monitores estavam à disposição para explicar os movimentos das peças para os interessados em aprender o jogo e também para quem quizesse jogar.

Ainda antes de iniciar a cerimônia, contamos também com a presença do professor Valber Márcio de Argolo Melo que apresentou para professores e alunos uma prova para o teorema da soma dos ângulos internos de um triângulo, usando o software geogebra como ferramenta.  

A abertura do evento foi marcada por uma apresentação teatral. Malba Tahan no teatro, uma atividade desenvolvida no projeto matemática é show, que conta de forma lúdica e divertida as histórias do livro O Homem que Calculava. No evento foi apresentado a história da dívida de um joalheiro e como Beremiz (que é o homem que calculava) resolveu esse problema com brilhantismo matemático.

Além das medalhas e certificados de menção honrosa, entregamos um kit com material didático para a diretora da escola municipal Ana de Deus da Conceição do município de Ribeira do Pombal. Entregamos ainda um troféu, como forma de homenagear e reconhecer o trabalho realizado na escola, com relação à OBMEP. Também demos troféus para as sete escolas cujo trabalho foi refletido na conquista dos alunos das medalhas na edição da OBMEP2017.

É válido destacar também a homenagem prestada aos professores de matemática, que receberam um Certificado e um bloquinho de notas feito especialmente para eles, como reconhecimento pelo trabalho realizado em suas respectivas escolas, incentivando seus discentes ao estudo da matemática e também à participação na OBMEP. Ressaltamos que a escolha do docente foi do próprio aluno.

 Agradecemos a participação de Jean Rego, que todos os anos nos brinda com a sua presença como Mestre de Cerimônia, abrilhantando a nossa festa. Parabenizamos aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática que participaram da organização e realização do evento, em especial a Anailza Cazumbá, Gabriele Carvalho e Matheus Cruz.

Por fim, nossos parabéns a todos os alunos premiados que estiveram presentes. Esperamos reencontrá-los na premiação da OBMEP 2018.

 




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label