A 1ª Fase da OBMEP teve mudanças

 

 

Excepcionalmente, em razão da pandemia causada pelo vírus da Covid-19, a aplicação da prova da 1ª Fase da 16ª OBMEP sofreu alterações importantes. Confira a seguir as respostas para as principais dúvidas sobre a prova: 

 

1) A escola receberá as provas impressas?

Nesta edição, NÃO enviaremos as provas da 1ª Fase impressas para as escolas. Será disponibilizada, em 30 de junho, na página restrita de cada escola, 01 (uma) prova de cada nível. Serão enviados pelos Correios, os cartões-resposta e 01 (uma) cópia da prova impressa para cada nível inscrito pela escola (1, 2 e 3), junto a outros materiais da 1ª Fase.

 

2) Quando e onde será realizada a prova?

Toda a organização da aplicação da prova da Primeira Fase da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) continuará sendo de responsabilidade das escolas participantes. As provas serão aplicadas no período comprendido entre os dias 30 de junho e 3 de agosto. A aplicação da prova poderá ser feita pelas escolas em formato remoto (on-line) ou presencial, considerando sempre a manutenção da integridade física de alunos, professores e funcionários da escola. 

 

3) Como saber qual é meu nível de participação?

As provas são divididas em 3 níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. Para cada nível, deve ser considerado o ano escolar de 2021

 

Nível 1: Estudantes de 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental.

Nível 2: Estudantes de 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental.

Nível 3: Estudantes do Ensino Médio.

Extras: Estudantes que terminaram o Ensino Médio em 2020. Para estes alunos, será aplicada a mesma prova do nível 3. porém, os estudantes competirão em categorias separadas. 

 

4) São quantas questões?

A prova da 1ª Fase da OBMEP consiste em uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha. Cada resposta correta vale 1 (um) ponto.

 

5) Qual o horário de aplicação das provas?

O horário de aplicação será definido por cada escola. Fique atento ao horário divulgado na escola onde você estuda.

 

6) Quanto tempo dura a prova?

A duração da prova é limitada a 2h30min (duas horas e trinta minutos)Para estudantes com necessidades especiais, incluindo os que farão a prova em Braille ou ampliada, a duração é de 3h30min (três horas e 30 minutos). A prova poderá ser aplicada em todos os turnos da escola.

 

7) Como devo preencher o cartão-resposta?

Siga atentamente as instruções. Preencha todos os dados solicitados no cartão-resposta com letra de forma legível. Não abrevie seu nome e assine o cartão-resposta. 

 

Marque se você é ou não sabatista. Sabastistas são pessoas que, por motivos religiosos, guardam o sábado e, por isso, precisarão realizar a prova da Segunda Fase em horário especial, após o pôr do sol. 

 

Importante: Se você é aluno do nível 3 ou aluno EXTRA deverá marcar se deseja ou não participar da Segunda Fase da OBMEP. Caso você marque a opção não e posteriormente classifique para a Segunda Fase, você NÃO será considerado. 

 

Antes de começar a responder as questões, certifique-se de que está respondendo a prova do seu nível e de que não existe qualquer defeito gráfico que dificulte ou inviabilize a leitura da prova.

 

As provas e o cartão-resposta são diferenciados por cores, de acordo com o nível de participação.

 

PROVA AMARELA

Nível 1

(6º ou 7º anos do Ensino Fundamental)

PROVA ROSA

Nível 2

(8º ou 9º anos do Ensino Fundamental)

PROVA AZUL

Nível 3 e EXTRAS

(Ensino Médio)

 

Cada questão tem cinco alternativas de resposta: A), B), C), D) e E).

 

Para cada questão, marque a alternativa escolhida, no cartão-resposta, no local correspondente ao número da questão que você está resolvendo, preenchendo todo o espaço dentro do círculo correspondente, utilizando lápis preto ou caneta esferográfica azul ou preta (é preferível usar a caneta).

 

Marque claramente a resposta. Questões com mais de uma alternativa marcada ou deixadas em branco, serão desconsideradas.

 

Exemplo:

Utilize os espaços em branco na prova para rascunho das soluções.

 

7) O que eu preciso usar durante a prova?

Utilize unicamente lápis preto, borracha e caneta esferográfica na cor preta ou azul. O ideal é ter mais de uma caneta esferográfica e testar todas antes da prova.

 

8) O que eu não posso usar?

Não é permitido o uso de instrumentos de desenho, calculadoras, aparelhos eletrônicos, tablets, fones de ouvido, nem consulta a anotações, cadernos, livros ou similares. Celulares deverão permanecer guardados e desligados durante a prova.

 

Alunos com deficiência visual podem fazer uso do soroban (ábaco adaptado).

 

9) O que é proibido fazer?

Você não deverá comunicar-se com outros candidatos durante a prova. Atitudes como tentar copiar as respostas de outro participante ou utilizar material externo como anotações ou aparelhos eletrônicos podem desclassificar o estudante.

 

Ao participar da 1ª Fase, você se compromete a NÃO divulgar o conteúdo das questões, assim como as soluções, por qualquer meio de comunicação oral, visual, escrito ou eletrônico, até a publicação das provas no site da OBMEP (www.obmep.org.br).

 

Não é permitido tirar fotografias das provas ou do cartão-resposta, mesmo que parcialmente.

 

10) Onde será divulgado o gabarito?

O gabarito oficial será publicado no site da OBMEP (www.obmep.org.br). Fique atento!

 

11) Quando vou saber se passei para a Segunda Fase?

A lista de classificados para a Segunda Fase será divulgada no dia 9 de setembro no site da OBMEP (www.obmep.org.br).

 

12) Qual é o conteúdo programático da prova? 

Geralmente, são propostas questões com conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

 

13) Onde posso encontrar material de treinamento? 

 A OBMEP disponibiliza de treinamento para todos os níveis e fases em que é disputada a olimpíada. Confira os links a seguir: 

 

Banco de provas e soluções 

Simulados 

Banco de questões da OBMEP

Apostilas do PIC

 

Canais no Youtube

OBMEP Oficial 

Programa de Iniciação Científica da OBMEP

Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo

Portal da Matemática

 

 

 

Leia também:

 

Regulamento da 16ª OBMEP

Calendário oficial

Dúvidas? Consulte nossa seção de Perguntas Frequentes

 

 




$result.label