Olimpíada Mirim - OBMEP traz novidades para os estudantes

 

Após o sucesso da primeira edição, a 2ª Olimpíada Mirim - OBMEP chega neste ano repleta de novidades. Uma delas é a inclusão das escolas privadas na competição matemática que abrange alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Inspirada na OBMEP, que reúne escolas públicas e particulares desde 2017, o objetivo da competição científica é transformar a relação das crianças com a disciplina através de propostas lúdicas e criativas. A inclusão das escolas privadas na competição vai permitir que um número maior de alunos tenha acesso a uma atividade diferenciada e que prioriza o raciocínio lógico.

Outra novidade desta edição é o aumento do número de alunos classificados para a segunda fase. Neste ano, 20% dos estudantes com melhor desempenho terão vaga garantida na segunda e última etapa da olimpíada. As provas estão marcadas para 28 de agosto (1ª fase) e 9 de novembro (2ª fase) e serão aplicadas pela própria unidade de ensino.

Diferente da OBMEP, a competição mirim não conta com uma premiação a nível nacional. Os alunos de cada escola competem entre si. No final, eles serão contemplados com certificados de premiação digital correspondente a medalhas de ouro, prata e bronze. Mais informações estão disponíveis no regulamento da Olimpíada Mirim.

As inscrições para a competição devem ser feitas no site Olimpíada Mirim-OBMEP até 16 de junho pela própria escola. Assim como a OBMEP, a competição é promovida pelo IMPA. No ano passado, 2,7 milhões de estudantes de escolas públicas de todo o Brasil participaram da competição.  




$result.label