Secretarias de Educação destacam a importância da Olimpíada Mirim-OBMEP

 

Com mais de 95% das escolas inscritas na primeira edição da Olimpíada Mirim-OBMEP, realizada no ano passado, as secretarias municipais de Educação do Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO) e de Blumenau (SC) destacam a importância da competição científica no fomento de novas ações para aprimorar o ensino da matemática. 

Na capital fluminense, 700 escolas participaram da competição mirim em 2022, ou seja, 100% da rede de ensino. Com um calendário escolar que inclui também a realização da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e a OCM (Olimpíada Carioca de Matemática), a coordenadora de avaliação da SME Rio (Secretaria Municipal de Educação do Rio), Christianne Guimarães Fournier, conta que o sucesso das competições levou a implementação de projetos olímpicos em diversas escolas.  

“Vimos a implantação de turmas olímpicas voltadas para esse universo de problemas olímpicos. Inclusive, neste ano, temos  uma turma piloto na escola Paulo Freire (Rio de Janeiro) para fortalecer essa cultura. Já tínhamos algumas escolas com esse movimento. Então, a olimpíada tem esse cunho pedagógico. Nosso município tem investido muito para identificar talentos na rede de ensino nesta área.”

Até a última sexta-feira (19), o Rio já havia inscrito mais de 70% das escolas na 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP. Para Helena Costa, responsável pela OCM na prefeitura, as competições são uma oportunidade para intensificar a cultura olímpica e fomentar outras ações de incentivo à matemática. 

“Nosso objetivo é que o Rio seja a capital da matemática. Junto com a OCM, a Mirim e a OBMEP atingimos 1.300 unidades participantes. Vemos que as olimpíadas passaram a fazer parte do nosso cotidiano - um caminho para aprimorar a matemática de forma diferente e descobrir novos talentos. Estamos muito felizes por oferecer estas oportunidades”, concluiu Helena. 


A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro é comandada por Renan Ferreirinha, multimedalhista da OBMEP e um grande incentivador das olimpíadas do conhecimento. Em sua vida escolar, Ferreirinha conquistou 14 medalhas em diferentes competições; 6 somente na OBMEP. 

Goiânia teve 99% das escolas inscritas em 2022
 

A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia também alcançou uma marca de destaque na inscrição de escolas na Olimpíada Mirim-OBMEP do ano passado. A pasta alcançou a marca de 99% das escolas da rede inscritas. Ao todo, alunos de 179 colégios municipais realizaram a primeira fase da competição destinada a alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. 

Carolina do Carmo Castro, apoio técnico da secretaria de Goiânia, conta que a realização das provas permitiu aos professores da rede identificar dificuldades em conteúdos específicos. “Foi proposto aos professores que realizassem um momento de reflexão e foi detectado que algumas crianças tinham dificuldades em algumas habilidades. As provas mostraram pontos que poderiam ser mais trabalhados na sala de aula e com isso foi possível revisitar certos conteúdos. Não organizamos apenas uma aplicação de prova, trabalhamos como uma oportunidade de revisão”, sinalizou Carolina. 

Já em Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Blumenau inscreveu 96% das escolas da rede. Para o secretário Alexandre Matias, a participação é uma forma de incentivar o bom relacionamento dos alunos com a disciplina. 

 

“É um passo fundamental para o desenvolvimento escolar, ao participar das provas os estudantes têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades.  Além disso, estimulamos a dedicação aos estudos e a busca constante pelo crescimento, preparando-os para os desafios futuros”, destaca Alexandre Matias, secretário municipal de educação de Blumenau.

Inscrições para 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP vão até 16 de junho

Promovida pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a Olimpíada Mirim-OBMEP é destinada a alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No ano passado, a competição teve a participação de 2,7 milhões de estudantes de todo o Brasil. 

 

Neste ano, a novidade é que escolas particulares também poderão se inscrever na competição mirim. As inscrições estão abertas até 16 de junho e devem ser feitas pelas próprias escolas ou pelas secretarias através do site olimpiadamirim.org.br. 

A competição científica será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A 1ª fase ocorre em 28 de agosto e consiste em uma prova classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha). Alunos classificados nesta etapa poderão participar da 2ª fase, em 9 de novembro, também composta de 15 questões objetivas.

 

O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, divididos nos níveis  Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental).

Sua escola pode se inscrever neste
link!




$result.label