OBMEP reúne 160 alunos para estudar Matemática no RN

 

A 8ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) vai reunir este ano, em Natal (RN), os 160 estudantes de todo o Brasil para uma imersão no mundo da Matemática. Os participantes foram selecionados pelo desempenho acadêmico no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr), destinado aos medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O evento será entre 24 e 27 de julho. 

Promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o evento conta com 17  professores universitários de diferentes regiões do país para debater temas do universo matemático e incentivar a garotada a se dedicar ao aprimoramento dos estudos. 

“O Hotel de Hilbert reúne os 160 alunos que mais se destacaram no programa de Iniciação Científica da OBMEP. Pelo hotel já passaram alguns dos medalhistas que hoje se destacam no Parlamento, em startups e nas pós-graduações do país”, relembrou o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim. 

Durante 4 dias, meninos e meninas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas participarão de gincanas, aulas, palestras e serão desafiados a resolver o “Problema do Dia”. As melhores soluções serão apresentadas aos colegas e professores. 

As palestras abordam assuntos como “Os três problemas clássicos da geometria”; “Fato ou fake? O que assegura alguém acreditar que um fato matemático é válido?” e “Como viemos para cá? Uma versão da história da ciência ocidental!” Entre as atividades estão: “Medindo o mundo com o celular”; Mágica topológica: alguns truques e um pouco mais”, além de outras.

O primeiro Encontro do Hotel de Hilbert ocorreu em 2011, em Nova Friburgo (RJ). Os participantes são selecionados pelos coordenadores do PIC de cada região do Brasil. O programa reúne alunos premiados da OBMEP em aulas aprimoradas de matemática. O objetivo é ampliar o conhecimento científico dos participantes e prepará-los para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Os medalhistas de escolas públicas que integram o PIC ainda recebem uma bolsa de R$ 300 de auxílio.  

Hotel de Hilbert

Em 1925, o matemático alemão David Hilbert apresentou um paradoxo do infinito. Nele há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto n pula para o quarto n+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas. 

O Encontro do Hotel de Hilbert  deste ano conta com apoio do Itaú Social, SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).




$result.label