Brasil leva 6 medalhas e é o 16° em Olimpíada Internacional

 

 

O Brasil conquistou a 16ª posição no ranking geral da 64ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), a maior competição matemática a nível estudantil. A equipe brasileira ganhou 6 medalhas: 1 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze. A competição ocorreu nos dias 8 e 9 de julho, na cidade de Chiba no Japão. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (11).

O cearense Matheus Alencar de Moraes conquistou o ouro; Rodrigo Porto (RJ) e Leonardo Fakhreddine Maldonado (SP) ganharam medalhas de prata, e os três bronzes ficaram com Luís Felipe Giglio (RJ), Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento (GO) e Felipe Shimamura Silva (SP).

O diretor-geral do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), Marcelo Viana, comemorou o resultado. “Nossa equipe está de parabéns por mais este excelente resultado, que atesta o nível alcançado pelo Brasil neste patamar fortemente competitivo das olimpíadas de matemática.”

Para o diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP, o resultado da equipe foi uma importante conquista. “É importante salientar que todos os países que figuram entre os 10 primeiros oferecem treinamentos intensivos para suas equipes, o que não ocorre no Brasil, onde se privilegia a formação para a pesquisa científica em oposição a preparação para olimpíadas.”

Os estudantes que representaram o Brasil na competição foram selecionados a partir dos resultados na 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), e posteriormente, por testes. 

A IMO é realizada desde 1959 e premia jovens estudantes do Ensino Médio de mais de 100 países. O Brasil ingressou na competição científica em 1979 e já conquistou 158 medalhas, sendo 14 de ouro, 55 de prata e 89 de bronze, além de 35 menções honrosas. 

Em 2022, a equipe brasileira ficou na 19ª posição mundial, com duas medalhas de ouro - desempenho inédito para o Brasil na olimpíada - além de uma prata, duas de bronze e uma menção honrosa. A melhor classificação de uma equipe brasileira ocorreu em 2020 quando ficou na 10ª posição no ranking geral, com um ouro e cinco medalhas de prata. 

Dos seis medalhistas, cinco foram premiados na OBMEP

Dos seis estudantes que integraram a IMO deste ano, cinco são medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). 

Confira

Luis Felipe Pestana Giglio (Niterói/RJ): medalhista de ouro na 17ª edição e medalhista de prata na 15ª OBMEP; 

Rodrigo Salgado Domingos Porto (Rio de Janeiro/RJ): medalhista de ouro nas 12ª, 13ª e 15ª edições da OBMEP e medalhista de prata nas 11ª, 14ª, 16ª e 17ª edições da olimpíada; 

Matheus Alencar de Moraes (Fortaleza/CE): medalhista de bronze na 17ª edição. 

Leonardo Henrique Fakhreddine Maldonado (Sorocaba/SP): medalhista de ouro na 16ª edição e prata na 17ª OBMEP. 

Felipe Makoto Shimamura (São Paulo/SP): medalhista de ouro 13ª, 15ª, 16ª e 17ª edições e bronze na 14ª OBMEP.

 




$result.label