Olimpíada Mirim-OBMEP tem 4,2 milhões de estudantes inscritos

 

A 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP cresceu neste ano! Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição científica vai contar com a participação de 4,2 milhões de estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.  O número é 55% maior do que o registrado no ano passado, quando 2,7 milhões de alunos (as) realizaram a 1ª fase da competição. Ao todo, 29.657 mil escolas participarão da olimpíada - 27.937 mil públicas e 1.720 privadas. 
 

Para o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, os números são motivo de comemoração. 

“A Olimpíada-Mirim passou a marca dos 4 milhões de inscritos superando nossas expectativas. Um aumento de mais de 50% de uma edição para a outra. Esperamos continuar neste rumo ascendente e encontrar novos parceiros para crescer ainda mais.”
 

Inspirada na OBMEP, a Olimpíada-Mirim tem como objetivo transformar a relação das crianças com a disciplina através de propostas lúdicas e criativas e envolver os professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental no ensino diferenciado da matemática. 

Datas das provas
 

A Olimpíada Mirim-OBMEP será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A 1ª fase ocorre em 28 de agosto e consiste em uma prova classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha). Alunos classificados nesta etapa poderão participar da 2ª fase, em 9 de novembro, também composta de quinze questões objetivas.

 
O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, divididos nos níveis  Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental).
 

Para celebrar o desempenho dos alunos, a Olimpíada Mirim vai disponibilizar certificados digitais correspondentes a medalhas de ouro, prata e bronze. 
 

A competição científica mirim é uma realização do IMPA com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

 




$result.label