Programa oferece bolsas de mestrado e doutorado a medalhistas da OBMEP

 

Uma parceria entre o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) vai oferecer bolsas de mestrado e doutorado para medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Serão cinco bolsas de mestrado no valor de R$2.100,00, com duração de 24 meses e dez bolsas de doutorado no valor de R$3.100,00 com duração de 48 meses. As inscrições vão até 11 de agosto no portal PICME-Capes
 

Para participar do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME-Capes), os candidatos precisam estar matriculados em cursos de pós-graduação em Matemática em instituições credenciadas pela Capes. Além de medalhistas de ouro, prata ou bronze de qualquer edição da OBMEP, contemplados na OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) podem se candidatar. Também poderão ser aceitos, à critério da organização, medalhistas de olimpíadas internacionais de matemática. 
 

“A OBMEP e Capes retomam um programa bem-sucedido que foi descontinuado em 2020. No PICME, os medalhistas da OBMEP e da OBM podem solicitar uma bolsa de mestrado em matemática, aprofundando assim sua formação nesta área do conhecimento, com todos os benefícios decorrentes”, afirmou o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim.   
 

De acordo com o edital, lançado nesta segunda-feira (31), podem concorrer apenas alunos regulares dos cursos de pós-graduação que ainda não foram contemplados com outras bolsas. Aqueles que estiverem na graduação concomitantemente a pós-graduação também estão aptos para participar do processo seletivo. Confira o edital
 

Processo seletivo
 

A seleção e a avaliação dos candidatos serão realizadas por um comitê avaliador designado pela direção do IMPA e da coordenação do PICME-OBMEP. O resultado do processo de seleção de bolsistas será divulgado em 30 de agosto. 
 

A manutenção da bolsa estará sujeita a análise semestral do desempenho acadêmico do bolsista no Programa de Pós-Graduação de vínculo pela Coordenação PICME-OBMEP. Ao fim de cada semestre, o bolsista deverá apresentar um relatório acadêmico com as atividades realizadas durante o período e o andamento do Plano de Trabalho apresentado. 
 

Sobre o PICME 
 

O Programa  de Iniciação Científica e Mestrado visa oferecer aos estudantes universitários, medalhistas da OBMEP ou da OBM, a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com a graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado e Doutorado). O PICME é coordenado em nível nacional pelo IMPA e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país.

 

Sobre a OBMEP

 

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes de todo o país. Destinada a estudantes do 6º ano Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a olimpíada contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. 

 

Criada em 2005 pelo IMPA e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

 

Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.




$result.label