Portal da OBMEP no Youtube completa 10 anos

 

Focado nos conteúdos de matemática para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, o canal do Youtube e o Portal da OBMEP estão completando 10 anos. O canal conta com mais de 4,7 mil videoaulas elaboradas por uma equipe de professores, com explicações de conteúdo e revisão de matérias. Nesse período, o canal registrou mais de 23 milhões de visualizações.  
 

O vídeo mais assistido é o “Apresentando o número pi”, com mais de 1 milhão de views. Voltada para alunos do 8º ano, a videoaula foi gravada pelo professor Maurício Carvalho e publicada em 2017. 
 

Em 2019, o Canal do Portal da Matemática conquistou o “Play de Prata” do YouTube, placa concedida aos canais que atingem a marca de 100 mil inscritos. O canal já quase dobrou de tamanho desde então e hoje reúne 194 mil inscritos.
 

“O canal do portal de matemática da OBMEP no Youtube completou neste dia 20 de setembro 10 anos de existência. São quase 5 mil vídeos curtos, de não mais de 15 minutos, cobrindo todo o currículo de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Ao longo destes 10 anos, os vídeos foram visualizados mais de 23 milhões de vezes e chegamos a 194 mil seguidores. São números impressionantes! Criamos recentemente o Portal da Física e esperamos um dia conseguir criar o de Português”, afirmou  Claudio Landim, coordenador da OBMEP e diretor-adjunto do IMPA. 
 

Já o site do Portal, registrou mais de 12 milhões de acessos ao longo desses 10 anos. De janeiro deste ano a setembro, foram mais de 2 milhões de acessos. No portal, é possível ter acesso a exercícios e desafios que ajudam na compreensão e revisão de conteúdos matemáticos e físicos. 
 

Os conteúdos matemáticos são para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Já os conteúdos de física, são para alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. 
 

O Portal foi desenvolvido pelo IMPA e, além dos materiais didáticos, também reúne uma série de quebras-cabeças matemáticos. Estes foram inspirados no projeto Snap Fair, produzido pela fundação canadense SNAP Mathematics Foundation, cujo objetivo é incentivar a organização de feiras de matemática nas escolas, com desafios, discussões, soluções e orientações ao corpo docente interessado em estimular a curiosidade das crianças na resolução de diversas situações.

Os professores também podem acessar o Portal e criar um perfil de orientador, dessa forma, podem acessar recursos como formar turmas, acompanhar a evolução dos alunos e trocar mensagens com eles. Para ter acesso a todas as suas funcionalidades e receber alertas de inclusão de novos materiais, registre-se no Portal da OBMEP pelo link.




$result.label