‘IMPA Tech formará pessoas capazes de mudar o mundo’, diz Viana

 

“O IMPA Tech é voltado para a formação de alunos habilitados para usarem a matemática para resolver problemas. Um dos princípios básicos do projeto é a excelência para formar pessoas capazes de mudar o mundo.” Foi dessa forma que o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, apresentou o primeiro curso de graduação do instituto no Rio Innovation Week, nesta terça-feira (3). O painel também contou com a presença do sócio da Visagio, Thales Miranda, e do cientista de projetos do IMPA Lucas Nissenbaum. 
 

Viana ressaltou que a graduação será totalmente presencial e funcionará no Porto Maravalley, um hub de tecnologia na região portuária da cidade, criado pela Prefeitura do Rio. Dessa forma, o IMPA Tech estará no mesmo ambiente que diversas empresas de tecnologia. “O curso foi pensado para pessoas entrarem no mercado de trabalho tecnológico e poderem fazer a diferença.” 
 

Miranda também reforçou a importância da integração do IMPA Tech com o hub de tecnologia. “Em 2021, a prefeitura do Rio conversou com um grupo de empresários e trouxe essa percepção que a cidade do Rio é um polo de educação, mas que poderíamos fazer mais. A iniciativa surgiu para promovermos a tecnologia com um diferencial na cidade. Além disso, o IMPA é uma das cinco melhores instituições em matemática, algo que só o Rio tem.  Com isso, surge a ideia do Porto Maravalley, que é metade formado por empresas e metade com o IMPA Tech”. 
 

Como será o IMPA Tech

A graduação começa no ano que vem e neste primeiro ano serão oferecidas 100 vagas. O processo seletivo vai levar em consideração o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que é organizada pelo IMPA. Viana também destacou que através da competição científica, o instituto tem capacidade de identificar jovens talentos de diferentes localidades do Brasil. 
 

“Todo ano lidamos com cerca de 20 milhões de crianças e jovens de todo o Brasil. Em 2023, a olimpíada foi feita em 99,9% dos municípios do país, então temos uma ferramenta fundamental para identificarmos talentos em qualquer lugar e conseguirmos uma representatividade nas turmas do curso de graduação.”

Nissenbaum explicou que a grade curricular do curso foi pensada para atender as diferentes áreas de interesse da matemática. Com isso, o curso oferecerá um ciclo básico de quatro períodos letivos e em seguida, os estudantes escolherão uma das quatro ênfases: Matemática, Ciência de Dados, Ciência da Computação e Física. 


“Os alunos não ficarão limitados em nenhum momento, então os que cursam Matemática, também poderão fazer aulas de Física, Computação e escolherem a interseção que eles buscam. A ideia é que a graduação possa trazer conhecimento de outras áreas da ciência e mostrar como a matemática pode ser feita para desenvolver pesquisas e métodos.”

Na apresentação, Nissebaum ainda citou os projetos realizados no Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA), em que pesquisadores e alunos de pós-graduação fazem colaborações industriais acadêmicas com empresas e instituições, que trazem desafios para serem resolvidos. “No Centro Pi resolvemos problemas básicos do dia a dia, problemas da área médica, comunicação, finanças, com essa modelagem matemática. É exatamente esse tipo de projeto e conhecimento que queremos trazer para a graduação do IMPA. Com isso, estamos construindo disciplinas que geram integração entre diversos assuntos”.

Essa aproximação do IMPA com o setor produtivo também foi destacada por Miranda. “Muitas vezes associamos o IMPA a uma coisa muito teórica, e na verdade, o instituto pode ser um berço de negócios”, afirmou. 

 

Além de participar do painel, o IMPA está presente no Rio Innovation Week no estande do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica das Unidades de Pesquisa), onde o público poderá conhecer os projetos desenvolvidos pelo instituto. 

O evento acontece até sexta-feira (6) no Pier Mauá. A programação conta com mais de 30 conferências e 1,8 mil palestrantes. O Rio Innovation Week também terá exposições e workshops ao longo de toda a semana. Os ingressos estão disponíveis no site.




$result.label