Provas da 2ª fase da 18ª OBMEP ocorrem neste sábado (7)

 

As provas da segunda fase da 18ªOBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) serão realizadas neste sábado (7), às 14h30 (horário de Brasília), em todo o país. Mais de 900 mil alunos classificados na primeira fase estão aptos a participar da prova. Os locais de aplicação podem ser consultados no site da OBMEP. 

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a primeira fase da 18ª OBMEP, realizada em 30 de maio, classificou estudantes de escolas públicas e privadas inscritas da olimpíada.  Participaram da prova 18,3 milhões de alunos de todas as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, 99,87% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.

“Mais de 900 mil alunos vão participar da 2ª fase da OBMEP em 9 mil centros de aplicação distribuídos em 5.465 municípios. Cerca de 45 mil fiscais vão garantir o cumprimento do regulamento. Uma logística impressionante, planejada e realizada pelo IMPA”, disse Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP e diretor-adjunto do IMPA. 

A novidade desta edição ficou por conta do aumento no número de medalhas nacionais, 8.450. Desse total, são 650 ouro, 1950 prata e 5.850 bronze, além de 50 mil menções honrosas. A OBMEP vai distribuir também outras 20,5 mil medalhas regionais.  

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que propicia, por meio de encontros presenciais ou virtuais, contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Os alunos de escolas públicas, além das aulas, recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa. O valor da bolsa concedida pelo CNPq foi reajustado este ano, com aumento de 200%.

Provas da segunda fase

A prova da segunda fase da OBMEP é composta de seis questões discursivas. Os alunos terão três horas para completar a prova. A organização da OBMEP recomenda que os estudantes cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao local de aplicação, apresentando um documento de identificação legível (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar). A prova pode ser feita a lápis ou à caneta esferográfica azul ou preta.

A divulgação dos premiados será em 20 de dezembro deste ano. 

A competição científica é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. 

Além disso, a olimpíada tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

 




$result.label