Alunos do PIC visitam universidades federais

 

Visita ao planetário e ao Laboratório de Física da UFPI (Universidade Federal do Piauí), realização de gincanas e oficina sobre a “Demonstração do Teorema de Pitágoras através de materiais concretos” foram algumas das atividades realizadas durante o Encontro Regional do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.), em Teresina.

 

Ao todo, 55 alunos participaram do evento. A visita faz parte dos Encontros Regionais dos Alunos do PIC, promovido pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), por meio da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), em diferentes regiões do país.

 

O objetivo é reunir os estudantes do projeto e promover o ensino da matemática de forma lúdica e criativa, incentivando o interesse dos alunos pela disciplina. “Além de aproximar os alunos da matemática, o principal objetivo do encontro foi fazer com que os alunos conhecessem o ambiente universitário, a estrutura e o funcionamento, com o intuito de incentivá-los a ingressarem na nossa faculdade, principalmente em matemática”, disse o professor Jurandir de Oliveira Lopes,  coordenador regional do PIC.

 

As atividades ocorreram durante a comemoração dos 50 anos do departamento de Matemática da UFPI.

 

Encontro Regional de Santa Catarina  

 

Também em setembro, 128 alunos que integram o PIC presencial, à distância e o Programa Mentores, de Santa Catarina, visitaram a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Na ocasião, os estudantes participaram  de uma oficina sobre criptografia. 

 

“O Encontro Regional é um momento muito significativo para os participantes, pois além de estimular o estudo da matemática e a participação nas provas da OBMEP, promove a socialização entre alunos e professores do 17º PIC, coroando em grande estilo o sucesso da atual edição do programa”, avaliou Lucia Menoncini, coordenadora regional do PIC e professora de matemática da UFFS. 

 

Os Encontros Regionais do PIC acontecem até o mês de dezembro em diversas regiões do país. A previsão é que cerca de 4 mil alunos participem de diferentes atividades promovidas pelos coordenadores do programa.




$result.label $result.label