Medalhistas da Olimpíada Carioca visitam o IMPA

 

Medalhistas da Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) e o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, visitaram o IMPA nesta quinta-feira (16). Os estudantes e o secretário foram recebidos pelo coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, que falou sobre a importância da competição científica na identificação de novos talentos e dos programas de Iniciação Científica oferecidos aos alunos premiados da OBMEP.

“A olimpíada tenta identificar alunos que gostam de desafios, que resolvem problemas de forma criativa e não somente alunos que gostam de matemática. A OBMEP oferece programas como o PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) para que vocês possam ter aulas de matemática e depois, o PICME (Programa de Iniciação Científica e Mestrado e o POTI (Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo). Quando estiverem mais próximos da faculdade, abram o site da OBMEP e confiram as oportunidades. Temos convênios, como o da Fundação Behring e IHS [Towers], que oferecem bolsas de manutenção para estudantes”, explicou Landim ao público.

O secretário Renan Ferreirinha é multimedalhista da OBMEP e um grande incentivador das olimpíadas do conhecimento. Em sua vida escolar, Ferreirinha conquistou 14 medalhas em diferentes competições; seis somente na OBMEP. 

“A última vez que vim aqui como um estudante apaixonado por matemática, estava no 3º ano do Ensino Médio e é muito especial retornar, porque é um espaço muito simbólico para quem é encantado pela matemática. Durante todo meu percurso escolar, o IMPA fez parte da minha vida e hoje poder liderar a Secretaria de Educação e defender a matemática como um pilar de transformação, e não como um ‘bicho de sete cabeças’, é muito gratificante. Queremos gerar um mundo de oportunidades para a criançada e por isso fazemos a Olimpíada Carioca de Matemática e somos parceiros do IMPA Tech [primeiro curso de graduação do IMPA, que começará em 2024]. Criamos uma turma olímpica para poder sonhar voos maiores para essa criançada que tem muito potencial.”

Ana Clara Darze, 13 anos, medalhista de ouro na 17ª OBMEP e bronze na 16ª edição coleciona duas douradas na OCM e, em janeiro, viaja com a Prefeitura do Rio para conhecer a Disney e a Nasa - iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, com objetivo de estimular o interesse dos jovens pelos estudos. 

“Só descobri o IMPA depois que comecei a fazer a OBMEP. É muito divertido estar aqui. Estou pensando em ser astrônoma e ansiosa para conhecer a Nasa e saber se é legal trabalhar lá”, disse a estudante da Escola Municipal Rodrigues Alves, na Barra Tijuca, zona oeste da cidade. 

O estudante Clayton Silva de Oliveira, 15 anos, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, na Ilha do Governador (zona norte), disse que ficou surpreso com a estrutura do instituto. “Conhecia o IMPA pelo Portal da OBMEP e não sabia que era tão legal. A biblioteca é muito grande, tem muitas salas”, disse o adolescente, que espera conquistar neste ano a primeira medalha na OBMEP. Ele já tem duas medalhas na OCM. 

Helena de Oliveira Costa, coordenadora da Olimpíada Carioca de Matemática, contou que os alunos visitantes são os estudantes que tiveram melhor desempenho na disputa. “Enxergamos neles um olhar específico para área de matemática e estamos vendo como isso está difuso na nossa rede.”

Os visitantes conheceram a biblioteca do IMPA, uma das mais completas do mundo na área, as salas de aula, os espaços onde são gravadas as videoaulas do Portal da OBMEP e também a exposição Maryam Mirzakhani, que conta a história da primeira matemática ganhadora da Medalha Fields.

 




$result.label