Na Bahia, estudantes participaram de oficina preparatória para OBMEP

 

Estudantes das Escolas Municipais Pituaçu e Adroaldo Ribeiro, em Salvador (BA), tiveram a oportunidade de integrar uma oficina de preparação para a segunda fase da 18ª OBMEP. As atividades ocorreram durante as duas semanas que antecederam a prova realizada em 7 de outubro, e foram ministradas pelo próprio coordenador regional da olimpíada Roberto Sant’Anna. A iniciativa teve como objetivo sanar as principais dúvidas dos 25 participantes e orientar sobre os assuntos mais cobrados na OBMEP. 

“Esse projeto ocorreu através de uma parceria do departamento de Matemática da UFBA (Universidade Federal da Bahia) com a secretaria municipal de Educação de Salvador. Fui com duas estudantes do curso de matemática da universidade para oferecer um treinamento antes da segunda fase. Reunimos 25 estudantes. Foi uma experiência muito gratificante. Motivação é o que esses alunos mais precisam e acho que atingimos esse objetivo”, disse Sant’Anna. 

Marcele Brito, estudante da UFBA que integrou o projeto destacou a importância da iniciativa para os jovens. "Enquanto aluna do curso de licenciatura em matemática, reconheci nesse projeto uma oportunidade de ressignificar o fazer matemático e de transformar a realidade educacional daqueles jovens. Para minha trajetória acadêmica, experiências como esta enriquecem o meu saber profissional, e no âmbito pessoal elas me motivam para a vida."

Já Edislane Amorim, também aluna da UFBA, avaliou a oportunidade como gratificante. “É nesse momento, na prática, que você percebe a importância de projetos voltados para esse público. Tenho a certeza de que, com esse tipo de iniciativa, o desenvolvimento de muitos estudantes se perpetuará."

Atividades na Ilha de Itaparica

Na ilha de Itaparica, localizada na Baía de Todos os Santos, cerca de 150 estudantes também participaram de oficinas matemáticas antes da realização da prova. Além de conteúdos de revisão, foram oferecidos jogos matemáticos e atividades esportivas. A iniciativa também teve como objetivo reduzir a evasão na prova da OBMEP.

 

“No dia da segunda fase da OBMEP, a Secretaria Municipal de Itaparica proporcionou aos alunos uma manhã de muitas atividades recreativas e esportivas, além de aulas de revisão. A ideia foi também facilitar o deslocamento dessas crianças para o centro de aplicação de prova, pois a dificuldade de locomoção acaba prejudicando o número de alunos que realizam a prova”, explicou Sant’Anna.

Os alunos premiados na 18ª OBMEP serão conhecidos em 20 de dezembro - data de divulgação do do resultado.

 




$result.label $result.label $result.label