Encontros Regionais do PIC reúnem mais de 500 alunos no RJ, MG e AL

 

O Encontro Regional do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) deste ano, no Rio de Janeiro, reuniu 150 jovens para uma palestra com o matemático Celso da Costa, na Unirio. Doutor pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), o pesquisador atua na área de geometria diferencial e ficou conhecido por ter encontrado uma quarta superfície mínima, denominada internacionalmente como Costa’s Surface (Superfície Costa). A descoberta, descrita em sua tese de doutorado, ocorreu em 1982. 

O encontro reuniu além dos estudantes do PIC, professores da educação básica, diretores de escolas, alunos de graduação do curso de licenciatura em matemática da Unirio e professores colaboradores da instituição. Posteriormente, os estudantes participaram de jogos, desafios e quebra-cabeças. E também se envolveram na montagem dos sólidos de Platão utilizando canudos. 

“Essa reunião proporcionou um momento singular de compartilhamento de conhecimentos, experiências e vivências, promovendo uma compreensão abrangente de ações voltadas para o aprimoramento do ensino da matemática. Destaca-se, sobretudo, a relevância das Olimpíadas de Matemática como um compromisso social voltado para a transformação do indivíduo e do seu entorno. Ao participar do evento, tanto os estudantes da educação básica, quanto da educação superior, aprimoram suas habilidades matemáticas, cultivam valores como dedicação, perseverança e trabalho em equipe. Essa transformação não se limita ao âmbito pessoal, mas incentiva à excelência acadêmica e contribui para a construção de uma comunidade mais engajada e capacitada”, destacou Adriana Pimenta, coordenadora do polo RJ01 do PIC. 

Visita a UFOP e a UFMG

Em Minas Gerais, o Encontro Regional do PIC reuniu 61 estudantes, na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) em uma programação recheada de palestras, roda de conversa e oficinas. No evento, realizado em 21 de outubro, o grupo teve a oportunidade de conhecer a estrutura da universidade e acompanhar a palestra “Cotas para Quem?” que explicou a possibilidade de os alunos ingressarem na universidade através da lei de cotas. 

O dia foi marcado ainda por uma série de minicursos e atividades como “Uma Introdução ao GeoGebra”; palestra sobre “Sudoku” e as oficinas de Origami;  “Tópicos de Geometria; “Um passeio pela Trigonometria”; “Matemágicas” e a brincadeira do “Menor Sozinho”, que levou os participantes a realizar uma aposta em um número inteiro e a concorrer a um brinde. Na ocasião, também foi realizada uma mesa de discussão sobre o Hotel de Hilbert. Alunos que participaram do Encontro em 2022 partilharam suas experiências. 


“Consideramos que o Encontro Regional é uma etapa importante e fundamental de cada PIC. Além de um momento de aprendizado e de ampliação do conhecimento matemático, é também uma oportunidade de integração entre os alunos e professores das diversas turmas e das diversas cidades da região. Além disso, o encontro é uma oportunidade de abrir as portas da Universidade Federal de Ouro Preto para professores, alunos e seus responsáveis. Para muitos, é a primeira vez que visitam uma Universidade Pública e conhecem um campus universitário. Esta visita amplia os horizontes e sempre fazemos questão de mostrar aos alunos do PIC que podem (e devem) procurar ocupar as vagas existentes nas instituições de ensino brasileiras”, destacou o professor Wanderson Marques Pereira do polo MG10. 

Já a região MG01 do PIC reuniu 185 alunos na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O grupo participou da palestra “Matemática das Abelhas” que abordou a melhor  pavimentação do plano por por polígonos convexos, sejam eles regulares ou não. Outra atividade proposta foi a “Regressão de Júlia”, que explicou o desenvolvimento de uma nova fórmula para o cálculo de raízes quadradas exatas. O resultado foi obtido a partir de um insight de uma aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, Julia Pimenta, durante uma aula de matemática. Outra palestra oferecida foi “Probabilidades no Futebol Brasileiro” que explicou como são calculadas as probabilidades no futebol. 
 

UFAL teve batalha matemática
 

Em 18 de novembro, foi a vez de alunos do PIC de cinco polos de Alagoas se reunirem na UFAL (Universidade Federal de Alagoas) para uma batalha matemática. Divididos em grupo, os jovens deveriam desafiar uma equipe concorrente a desenvolver uma solução para uma das questões que integravam uma lista de problemas entregue para os alunos com antecedência. Ao todo foram realizadas seis batalhas simultâneas e os estudantes disputaram caixas de chocolate. Participaram 106 estudantes. Para Krerley Oliveira, professor do Instituto de Matemática da UFAL, os encontros regionais do PIC são fundamentais para a integração dos polos. 

“Nesses encontros eles têm a oportunidade de conhecer a universidade. Já tivemos um aluno que chegou na UFAL e disse: ‘Nossa, isso é uma cidade!’ Muitos chegam aqui e ficam admirados. É uma experiência que dá ânimo para os alunos buscarem algo a mais. Além disso, não é só importante para o aluno, mas também para a comunidade que ele se insere. Um inspira o outro a participar e a desejar estar aqui também nesse momento.” 


Os Encontros Regionais do PIC acontecem anualmente entre os meses de outubro e dezembro em diversas regiões do país. A previsão é que cerca de 4 mil estudantes participem de diferentes atividades promovidas pelos coordenadores do programa.




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label