IMPA Tech tem processo seletivo exclusivo para medalhistas

 

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) está com inscrições abertas até 28 de dezembro para o IMPA Tech, seu primeiro curso de graduação. O bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação vai começar em 2024, no Porto Maravalley, polo de tecnologia desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, na zona portuária da cidade. Neste ano, a graduação conta com um processo seletivo exclusivo para medalhistas de cinco olimpíadas de conhecimento.

Medalhistas nacionais da OBMEP (nível 3), de qualquer ano, podem concorrer a uma vaga no curso que será inteiramente gratuito. Premiados na 18ª OBMEP devem inserir captura/print da tela que comprove a premiação, dispensando-se a anexação de certificado exigido no item 4.3.3 do edital do IMPA Tech. A lista com o nome dos estduantes agraciados na olimpíada foi divulgada nesta quarta-feira (20).

Também podem concorrer alunos agraciados no nível 3 da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), nos níveis 2 e/ou 3 da OBF (Olimpíada Brasileira de Física), nas modalidades A e/ou B da OBQ (Olimpíada Brasileira de Química) e na modalidade programação / níveis 1 e/ou 2 do Ensino Médio da OBI (Olimpíada Brasileira de Informática). Confira o edital!

A matrícula no IMPA Tech será gratuita, assim como todo o curso. Aos estudantes será disponibilizado alojamento estudantil (para maiores de idade) e apoio financeiro. Com quatro anos de duração, o bacharelado contará com um ciclo básico e, posteriormente, os alunos poderão escolher entre quatro ênfases: Matemática, Ciência de Dados, Ciência da Computação ou Física. 

Para o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, o curso vai capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação, atuando em áreas como inteligência artificial, machine learning, big data, e outras. “Sabemos bem do potencial do conhecimento matemático para contribuir para o desenvolvimento da geração de riqueza. A criação do IMPA Tech é mais uma iniciativa, de grande envergadura, do IMPA para colocar esse conhecimento ao serviço da sociedade brasileira”, destaca Viana. 

A localização do curso também é estratégica. O Porto Maravalley vai abrigar, além do IMPA Tech, startups e empresas de tecnologia, criando um ambiente de inovação e colaboração.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 28 de dezembro, no site impatech.impa.br.




$result.label