PAPMEM: inscrições abertas até 19 de janeiro

 

 

O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) está com inscrições abertas até 19 de janeiro. As aulas acontecerão virtualmente de 22 a 26 do mesmo mês e serão transmitidas pelo YouTube do IMPA. Os participantes podem escolher entre participação remota ou híbrida (com prova presencial em um dos polos do programa). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo sistema institucional do IMPA.  

O PAPMEM contribui para aprimorar a formação dos professores de matemática do Ensino Médio de todo o Brasil. A iniciativa é aberta para todos os professores da rede pública e privada ou para graduandos de qualquer área. 

O conteúdo deste ano aborda temas como a resolução de problemas de olimpíadas em sala, probabilidade, problemas de contagem, desigualdade isoperimétrica, paralelismo e perpendicularismo no plano e no espaço, entre outros. A programação completa do curso está disponível no site do IMPA.

Durante o programa, o YouTube do IMPA transmitirá duas aulas por dia aos participantes, às 9h. Ao fim de cada aula, serão enviados exercícios em um formulário online, que deve ser respondido no mesmo dia. As respostas contarão como presença e vão garantir o envio de certificado de participação aos professores. 

Os docentes que optarem pela modalidade híbrida receberão o certificado com participação de desempenho. Além das aulas, esses participantes devem comparecer presencialmente, em 26 de janeiro, ao local selecionado no ato da candidatura para realizar a prova. A avaliação começará às 9h e terá duração de 1h30.

O PAPMEM é realizado há mais de 30 anos pelo IMPA e conta com a participação de instituições e professores de todo o país. O programa aborda tópicos dos três anos de Ensino Médio e alguns do Ensino Fundamental. A iniciativa também deu origem a uma série de livros voltados para professores de Ensino Médio, publicados pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)




$result.label $result.label