IMPA Tech divulga lista de classificados para a 2ª fase

 

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) divulgou nesta terça-feira (23) a lista de classificados para a 2ª fase do processo seletivo do IMPA Tech - primeiro curso de graduação do instituto. Os estudantes selecionados vão participar da etapa de entrevistas individuais e em grupo, que vai definir a relação de aprovados para o curso. Confira aqui a lista. O resultado será divulgado em 19 de fevereiro. 

“Estamos cumprindo mais uma etapa importante na criação da graduação do IMPA, trabalhando intensamente para a grande inauguração do IMPA Tech no dia 2 de abril”, destaca Marcelo Viana, diretor-geral do instituto. 

A primeira fase do processo seletivo para o curso de bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação levou em consideração o desempenho de estudantes em cinco olimpíadas do conhecimento: OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), promovida pelo IMPA; OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática); OBF (Olimpíada Brasileira de Física); OBQ (Olimpíada Brasileira de Química) e OBI (Olimpíada Brasileira de Informática). O concurso reservou até 80% das vagas para os estudantes que se destacaram nas competições científicas. Outros 20% foram destinados para alunos com melhor nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Sediado no Porto Maravalley, polo de tecnologia desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, na zona portuária da cidade, o curso de graduação será inteiramente gratuito e financiado com recursos dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. A aprovação garantirá ainda aos alunos alojamento estudantil (para maiores de 18 anos) e apoio financeiro. 

A duração da graduação é de quatro anos. Inicialmente, os estudantes vão cursar um ciclo básico e, posteriormente, poderão escolher entre as ênfases em Matemática, Ciência de Dados, Ciência da Computação ou Física. O objetivo é formar jovens altamente qualificados para o mercado de trabalho voltado para tecnologia e inovação, atuando em áreas como inteligência artificial, machine learning, big data e outras. 

A localização do curso também é estratégica. O Porto Maravalley vai abrigar, além do IMPA Tech, startups e empresas de tecnologia, criando um ambiente de inovação e colaboração.

Sobre o IMPA

O instituto é um centro de pesquisa e pós-graduação em matemática de renome internacional, com cursos de doutorado, mestrado e mestrado profissional. Também é o organizador da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a maior olimpíada científica do mundo em número de participantes. Com a graduação, o IMPA se consolida como instituição de ensino superior de excelência, disseminando a matemática e formando profissionais de elevado nível acadêmico.

 
 




$result.label