IMPA recebe inscrições para o Prolímpico até 22 de fevereiro

 

Para disseminar e fortalecer a cultura olímpica pelas salas de aula do país e incentivar o aperfeiçoamento de docentes voltados para competições matemáticas, o IMPA lança a 8ª edição do Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos (Prolímpico). As aulas vão ocorrer no formato virtual entre 26 de fevereiro e 1º de março e serão transmitidas pelo Youtube do IMPA. Os interessados em participar do programa devem se candidatar até 22 de fevereiro pelo sistema institucional do instituto.  O curso é gratuito. 

 

“O Prolímpico busca oferecer um complemento na formação de diversos professores que já atuam em escolas brasileiras e que desejam enveredar para atividades de preparações olímpicas. A demanda por profissionais com esse tipo de qualificação é crescente, tanto pelas necessidade de ampliar a descoberta de talentos que essas competições almejam quanto pelo interesse em potencializar alunos com altas habilidades para programas educacionais como as vagas olímpicas em universidades e, mais recentemente, as vagas de graduação no IMPA Tech [primeiro curso de graduação do instituto”], destaca um dos coordenadores do programa Samuel Feitosa. 

 

Realizado desde 2020, o programa é dividido em quatro módulos. O nível A é voltado para professores do Ensino Fundamental I e abrange conteúdos do 3º ao 5º ano. O nível 1 é focado nos professores do Ensino Fundamental II, do 6º e 7º ano; o nível 2 engloba os docentes do 8º ao 9º ano, e por fim, o nível 3 é voltado para professores do Ensino Médio. É possível se inscrever para mais de um módulo.

O programa tem como objetivo compartilhar conhecimentos mais específicos para os participantes, de acordo com a faixa de atuação.

 

Neste ano, o Prolímpico contará com as aulas dos professores Maite Kulesza, Luíze D’Urso, Thiago Dias e Marco Moriconi. A equipe vai abordar  os temas: “Razão e proporção, comparar para quê?”; “Recorrências lineares de segunda ordem”; “Origami e geometria”, entre outros tópicos.  A programação pode ser consultada neste link. 

 

Todos os dias após cada aula, os participantes terão acesso a um formulário pela plataforma Google Classroom com uma pergunta sobre o curso  para ser respondida até 1º de março. Apenas os inscritos que concluírem todos os formulários e a avaliação final receberão o certificado de participação. 

 

O programa tem como objetivo compartilhar conhecimentos mais específicos para os participantes, de acordo com a faixa de atuação, e incentivar a cultura olímpica desde cedo nas escolas.




$result.label $result.label