Estudante promete medalha e garante bronze na 18ª OBMEP

 

José Oliveira é inspiração para irmão que foi premiado na OBMEP-Mirim


Foi em 2022, quando conquistou sua primeira menção honrosa na OBMEP, que José Oliveira da Silva, de 14 anos, se tornou atração na imprensa de São Luís Gonzaga do Maranhão. Na ocasião, apenas ele e outros dois estudantes da cidade haviam sido premiados na maior competição científica do país. Em entrevista, o adolescente chegou a prometer à família que a medalha ainda viria. E não é que vieram duas? Na 18ª OBMEP, realizada no ano passado, o estudante garantiu um bronze nacional e uma prata estadual.

“Fiquei muito feliz com a conquista porque desde pequeno meu sonho é ser professor de matemática e a OBMEP está abrindo portas para realizar esse  sonho. Também tive grande satisfação em ver meus pais contentes com minha conquista. Outro motivo que fiquei muito feliz foi ver o município de São Luís Gonzaga do Maranhão e a Escola Municipal João Sales tendo ótimo desempenho na OBMEP.”, comentou o estudante. 

Em 2022, os estudantes de São Luís Gonzaga do Maranhão conquistaram uma medalha de bronze e três menções honrosas, entre elas a de José. Já em 2023, os alunos conseguiram ampliar o número de conquistas para o município: foram duas medalhas de bronze e seis menções honrosas.  

Agora, José se prepara para a 19ª OBMEP 2024, que neste ano contará pela primeira vez com a participação do caçula da família. Seguindo os passos do irmão mais velho, João Oliveira, de 10 anos, já se destacou nas duas primeiras edições da Olimpíada Mirim-OBMEP, que é voltada para alunos do 2º ao 5º ano. Em 2022 e 2023, ele conquistou dois certificados equivalentes a medalhas de ouro na competição científica. Hoje, ele conta que se inspira no irmão para encarar as futuras edições da OBMEP.

“Quando saiu o resultado da OBMEP Mirim e vi que ganhei medalha de ouro, fiquei muito feliz porque eu tenho admiração pelo meu irmão. Ele e minha mãe ajudaram a despertar em mim o interesse pela matemática. E melhor ainda foi ver o nome da minha escola se destacando na olimpíada”, disse o estudante. 




$result.label

José e João não compartilham apenas o gosto pela matemática. Eles compartilham também o sonho em se tornar professores da disciplina. Segundo os irmãos, as premiações nas olimpíadas reforçam que o desejo pode se tornar realidade. 

Filhos de professores, os estudantes foram incentivados desde pequenos a estudar matemática, principalmente, pela mãe, que leciona para os anos iniciais do Ensino Fundamental. “O resultado deles me deixa muito orgulhosa. Com um sentimento de missão cumprida e de que muito ainda está por vir”, diz Valéria Gardiane Sousa Oliveira ao falar sobre o desempenho dos filhos nas olimpíadas. 

Valéria conta, inclusive, que a matemática foi de grande importância para que o caçula superasse crises de ansiedade. “Aos sete anos, o que o ajudou foi estudar a tabuada. Hoje, ele fala que sete é o número da perfeição e que aos sete anos conseguiu aprender matemática e com fé em Deus vai aprender mais e mais.”

Neste ano, a prova da primeira fase da 19ª OBMEP acontece em 4 de junho e a segunda fase em 19 de outubro. O resultado da edição será divulgado em 20 de dezembro.