2ª Fase da OBMEP 2016

 

No ano com recorde de municípios brasileiros inscritos (99.6%), a OBMEP 2016 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) tem 913.546 alunos classificados para a segunda fase da competição nacional. A nova prova será em 10 de setembro, sábado, às 14h30 (horário de Brasília).

 

Mais de 90% das 47.474 escolas públicas participantes – 123 delas indígenas – contam com estudantes qualificados para a etapa final. As provas da OBMEP serão aplicadas em mais de 9 mil centros, em quase todos os municípios brasileiros.

 

 

Criada em 2005 e realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a OBMEP é a maior Olimpíada estudantil do país e tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos. Os números são superlativos. Este ano, teve 17,8 milhões de inscritos. Dos aprovados para a segunda fase, 297.391 são do Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), 261.734 do Nível 2 (8º e 9º anos) e 354.421 do Nível 3 (Ensino Médio). Os resultados e os locais de prova já estão disponíveis aqui neste site.

 

 

Na próxima etapa, o exame terá seis questões dissertativas, e os candidatos deverão expor o raciocínio matemático usado para resolver os problemas. Os alunos podem estudar usando o Portal da Matemática, o banco de questões da OBMEP e provas anteriores com as questões resolvidas em vídeos, disponíveis na página da OBMEP na internet.

 

 

Os 6.500 alunos com melhor desempenho no Brasil receberão medalhas de ouro (500), prata (1.500) e bronze (4.500), e até 46.200 menções honrosas, distribuídos a estudantes destacados. Os vencedores serão anunciados em 30 de novembro. As cerimônias de entrega dos prêmios da OBMEP ocorrem no ano seguinte ao da prova, em data a ser definida.

 

 

Além dos estudantes, professores e secretarias de Educação concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho de seus alunos. Neste ano, também em 10 de setembro, cerca de 10 mil professores e licenciandos de Matemática farão prova para integrar o programa “OBMEP na Escola” (o regulamento está em http://www.obmep.org.br/na-escola.htm).

 

 

A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação (MEC), tem apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e realização do IMPA.

 




$result.label