Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC)

Informações Gerais

O que é Iniciação Científica?

A Iniciação Científica em Matemática é um programa que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.




O que é PIC?

O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) é um programa que propicia ao aluno premiado em cada edição da OBMEP entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa, o estudante poderá participar do PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros presenciais, geralmente aos sábados, ou participar do PIC a Distância com aulas virtuais. Os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação.Os medalhistas que já fizeram o PIC mais de duas vezes, com pelo menos uma participação no nível 3 deverão participar do Programa Mentores OBMEP, que oferece atividades ministradas por professores universitários sobre conteúdos que envolvem matemática.


O que é a bolsa do CNPq para o PIC?

Trata-se de um incentivo financeiro mensal concedido pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico aos medalhistas que aderiram ao programa e acompanham todas as etapas do PIC ou do Programa Mentores.

Ser bolsista do CNPq é um diferencial e uma valorização especial do currículo de qualquer aluno. Espera-se de um bolsista uma grande dedicação ao seu programa e que sua participação seja uma experiência enriquecedora que contribua para seus estudos futuros.

Atenção! Só poderá ter bolsa do CNPq o aluno que durante a vigência do Programa (PIC ou Mentores) estiver regularmente matriculado em escola pública da educação básica.

No regulamento estão descritos os requisitos para o recebimento da bolsa.



Programa Mentores da OBMEP

O Programa Mentores foi criado buscando oferecer ao aluno do PIC com alta multiplicidade a oportunidade de estudar assuntos avançados em diversas áreas, mediante o oferecimento de cursos ministrados por professores universitários sobre tópicos específicos que envolvam direta ou indiretamente Matemática.

O Programa conta com uma plataforma exclusiva (Plataforma MENTORES), com estrutura diferenciada e recursos como videoconferências, fóruns e chat online. Neste ano, além do tradicional oferecimento de cursos a distância, serão oferecidas atividades presenciais em algumas regiões do país. As atividades na modalidade a distância serão desenvolvidas exclusivamente na Plataforma MENTORES; no fórum virtual Hotel de Hilbert ficarão apenas salas destinadas à comunicação entre o Comitê do Programa, os mentores e os bolsistas. Essas salas serão utilizadas para esclarecimentos de dúvidas e para orientações gerais sobre o Programa, tanto na modalidade a distancia como na modalidade presencial.

Todo aluno bolsista do CNPq premiado na OBMEP 2016 e que já tenha participado do PIC mais de duas vezes, sendo pelo menos uma vez no nível 3, deverá participar do Programa Mentores da OBMEP. Dessa forma, em cada semestre letivo de 2017, esse bolsista deverá participar de pelo menos uma atividade (na modalidade a distância ou presencial) do Programa Mentores; caso contrário, esse aluno terá a sua bolsa cancelada.




Qual o objetivo do PIC?

Os objetivos principais do PIC são:
»  Despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral;
»  Motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas;
»  Aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático;
»  Desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas;
»  Incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas;
»  Estimular uma articulação entre as escolas e as universidades.


Como funciona o PIC?

O PIC consta das seguintes atividades:
»  Encontros presenciais(ou virtuais, dependendo da situação do aluno);
»  Discussões virtuais no fórum da OBMEP - denominado Hotel de Hilbert;
»  Tarefas para serem executadas em casa e no Fórum Hotel de Hilbert;
»  Outras atividades virtuais a serem executadas no Portal da Matemática. .

Os encontros presenciais são dirigidos por Professores orientadores. Nesses encontros os alunos recebem o material de estudo, orientação e o cronograma sobre os temas a serem abordados. Esse material é discutido no fórum, entre os alunos, sob orientação dos Moderadores do Fórum.


Como é composta a equipe do PIC?

A equipe responsável pelo PIC é composta por:
»  Professores Orientadores - orientam os alunos sobre seu desenvolvimento e a participação no programa nos encontros presencias.

»  Moderadores de fórum - acompanham e estimulam as discussões e resolução de problemas entre os alunos em suas salas virtuais no fórum HH.

»  Coordenadores de fórum - articulam os moderadores de fórum em relação à qualidade das intervenções realizadas nas discussões e acompanham a frequência e o cumprimento das regras estabelecidas pelo Comitê Acadêmico para o fórum.

»  Coordenadores Orientadores - orientam e acompanham todas as atividades realizadas pelos professores Orientadores e premiados da OBMEP no PIC em sua região. Conheça-os clicando aqui

Se você ganhou Medalha na OBMEP 2016 CLIQUE AQUI

Se você ganhou Menção Honrosa na OBMEP 2016 CLIQUE AQUI