OBMEP 2016

Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC)

Informações Gerais

O que é Iniciação Científica?

A Iniciação Científica (em Matemática) é um programa que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.




O que é PIC?

O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) é um programa que levará você a entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando você para um futuro desempenho profissional e acadêmico.No programa você poderá participar do PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros presenciais, geralmente aos sábados, ou participar do PIC a Distância com aulas virtuais. Os medalhistas que já fizeram o PIC mais de duas vezes, com uma participação nível 3 deverão participar do Programa Mentores OBMEP que oferece cursos a distância (podem ser presenciais, dependendo da região) ministrados por professores universitários com diversos conteúdos matemáticos.


Dentro desse programa, os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação.




Programa Mentores da OBMEP.

O Programa Mentores é destinado exclusivamente para alunos bolsistas do CNPq que já tenham participado do PIC presencial ou a distância mais de duas vezes e que tenham cumprido, pelo menos, uma dessas multiplicidades no nível 3.

Em 2017, o Programa Mentores terá duas modalidades: a distância e presencial, ambas coordenadas pelo Comitê do Programa Mentores.

Em cada semestre letivo de 2017, todo aluno bolsista de multiplicidade maior do que 2 e que tenha cumprido, pelo menos, uma dessas multiplicidades no nível 3 deverá participar de pelo menos uma atividade da modalidade a distância ou presencial do Programa Mentores; caso contrário, o aluno terá a sua bolsa cancelada.

Independente da modalidade, presencial ou a distância, os alunos do Programa Mentores não desenvolverão atividades específicas do PIC no Fórum Hotel de Hilbert. Entretanto, nesse ambiente virtual, poderão ser abertas salas de estudos, de dúvidas e de orientação para esses alunos.




O que é a bolsa do CNPq para o PIC?

Trata-se de um incentivo financeiro mensal concedido pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico aos medalhistas que aderiram ao programa e acompanham todas as etapas do PIC.

Ser bolsista do CNPq é um diferencial e uma valorização especial do currículo de qualquer aluno. Espera-se de um bolsista uma grande dedicação ao programa e que sua participação seja uma experiência enriquecedora que contribua para seus estudos futuros.

Atenção! Só pode ter bolsa do CNPq o aluno que durante a vigência do PIC estiver regularmente matriculado em escola pública da educação básica.

No regulamento estão descritos os requisitos para o recebimento da bolsa.


Qual o objetivo do PIC?

Os objetivos principais do PIC são:
»  Despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral;
»  Motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas;
»  Aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático;
»  Desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas;
»  Incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas;
»  Estimular uma articulação entre as escolas e as universidades.


Como funciona o PIC?

O PIC consta das seguintes atividades:
»  Encontros presenciais(ou virtuais, dependendo da situação do aluno);
»  Discussões virtuais no fórum da OBMEP - denominado Hotel de Hilbert;
»  Tarefas para serem executadas em casa e no Fórum Hotel de Hilbert;
»  Outras atividades virtuais a serem executadas no Portal da Matemática;
»  Programa Mentores – para medalhistas que já fizeram o PIC mais de duas vezes, com uma participação nível 3.

Os encontros presenciais são dirigidos por Professores orientadores. Nesses encontros os alunos recebem o material de estudo, orientação e o cronograma sobre os temas a serem abordados. Esse material é discutido no fórum, entre os alunos, sob orientação dos Moderadores do Fórum.


Como é composta a equipe do PIC?

A equipe responsável pelo PIC é composta por:
»  Professores Orientadores - orientam os alunos sobre seu desenvolvimento e a participação no programa nos encontros presencias.

»  Moderadores de fórum - acompanham e estimulam as discussões e resolução de problemas entre os alunos em suas salas virtuais no fórum HH.

»  Coordenadores de fórum - articulam os moderadores de fórum em relação à qualidade das intervenções realizadas nas discussões e acompanham a frequência e o cumprimento das regras estabelecidas pela Coordenação Acadêmica para o fórum.

»  Coordenadores Orientadores - orientam e acompanham todas as atividades realizadas pelos professores de sua região. Conheça-os clicando aqui

Se você ganhou Medalha na OBMEP 2016 CLIQUE AQUI

Se você ganhou Menção Honrosa na OBMEP 2016 CLIQUE AQUI