O medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Wellington Leite, esteve no programa da TV Globo “Encontro com Fátima” nesta segunda-feira (21). No palco, o jovem alagoano relembrou quando chegou a estudar sob a luz do poste da rua onde mora com a mãe na periferia de Maceió, durante a preparação para a competição.
Os dois tiveram a energia cortada, após atrasos no pagamento das contas. O que Wellington garante que não foi empecilho para seguir com os estudos: “quando você quer muito alguma coisa os problemas não interferem. É de acordo com a sua vontade de querer melhorar”, declarou à apresentadora Fátima Bernardes.
Para Wellington, participar de competições olímpicas foi transformador. “Sabia das dificuldades que tinha, mas tentei me dedicar. Quando começamos a estudar para a olimpíada, pensei naquilo com o intuito de ajudar a minha família.” Agora, o estudante se prepara para uma mudança ainda maior.
Em fevereiro, Wellington chega ao Rio de Janeiro, onde vai cursar a faculdade de matemática na Fundação Getúlio Vargas (FGV) com auxílio de uma bolsa de estudos. “Desde pequeno sempre gostei de matemática, e é isso que quero para a minha vida. Gosto de desafios”, garante com satisfação. A entrevista completa está disponível no Globoplay.
Fonte:IMPA
Fotos: Reprodução TV Globo
Leia também
Nada é empecilho para o estudo