Histórias inspiradoras são contadas em livro lançado pela OBMEP

 

As histórias de 18 medalhistas da OBMEP foram registradas no livro Histórias Inspiradoras da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas”A obra, inspirada na seção de mesmo nome, do site da OBMEP, foi concebida com a intenção de divulgar o impacto provocado pela competição na trajetória acadêmica dos participantes.

 

O livro traz relatos breves, alguns comoventes, sobre a descoberta de habilidades e vocação para a Matemática, dedicação aos estudos, esforço e perseverança. As histórias, todas bem diferentes entre si, têm em comum a vontade dos protagonistas de superar as adversidades, concretizar sonhos e alcançar a realização profissional.  

 

Na obra, o leitor encontra histórias de medalhistas de todas as regiões brasileiras. Uma delas é a do mineiro Felipe Machado, que teve sua vida transformada pela OBMEP. Menino pobre, superou as adversidades e tornou-se engenheiro em radiofrequência. “O melhor da OBMEP foi a oportunidade de participar do Picme. O programa representou uma grande ajuda financeira e acadêmica. Sem o Picme precisaria trabalhar. Como o curso era em tempo integral, não teria como”.

 

Outra história de destaque é a de Renato Santos da Silva, que saiu de uma área pobre de Teresina, para tornar-se professor na Universidade Federal do Piauí.“O Picme possibilitou-me entrar no Mestrado e, também, passar no concurso público. (...) No bairro de favela de onde venho, as pessoas não têm muita oportunidade”.

 

Já para a paranaense, de Chopinzinho, Jéssica Bóschi, a vocação de ensinar Matemática nasceu do programa, fruto de uma medalha de prata conquistada na Olimpíada. “A medalha foi uma luz no meu caminho, um sinal, me ajudou a escolher Matemática na hora de fazer faculdade”.

 

De distribuição gratuita, “Histórias inspiradoras da OBMEP”, é um retrato das oportunidades que se abrem aos participantes da Olimpíada. Trata-se, sem dúvida, de um conjunto de histórias incríveis que têm o poder de nos inspirar.

 

O arquivo digital do livro pode ser acessado no link a seguir. Boa leitura!

  Baixe o livro aqui  

 

Conheça os portais e programas da OBMEP

 

Portal da OBMEP 

Programa de Iniciação Científica da OBMEP (PIC) 

Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) 

Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI) 

OBMEP na Escola 

 




$result.label