O Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) abriu, nesta quarta-feira (15), as inscrições para o processo de seleção de estudantes universitários de qualquer área que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). As inscrições vão até 2 de junho.
O programa é destinado aos alunos de graduação em instituições públicas ou privadas que tenham sido medalhistas em pelo menos uma das edições da OBMEP ou da OBM. O calendário está disponível no site do programa.
Os participantes têm a oportunidade de realizar estudos avançados em matemática simultâneos à graduação. O programa é oferecido em instituições com mestrado acadêmico em matemática credenciadas a participar do PICME. Os universitários selecionados recebem uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq de R$ 400.
Weslley Matias é um dos estudantes que colheu os frutos da sua dedicação ao participar do programa. Após a conquista de três medalhas de bronze e um ouro na OBMEP, além de três menções honrosas, o jovem teve a oportunidade de aprofundar o conhecimento matemático durante a graduação em engenharia mecânica, cursada na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
“A bolsa ajudou muito porque o meu curso era em período integral, então eu não conseguia trabalhar. Foi uma oportunidade de me dedicar aos estudos podendo contar com esse auxílio”, disse Weslley.
Com a graduação concluída, Weslley avalia que a participação foi essencial para o desenvolvimento profissional. Atualmente, ele é analista de dados no Banco Itaú.
“Participar do programa foi muito importante, porque eu consegui ter contato com assuntos que não veria na grade curricular da engenharia. Também foi essencial para entrar no mercado de trabalho. A participação na olimpíada e nos programas de iniciação científica foram diferenciais no meu currículo. Hoje, estou onde estou por conta da OBMEP”, concluiu.
Como se inscrever
Para participar, é necessário realizar a candidatura através do site do PICME. Os selecionados por esse processo serão contatados por e-mail ou telefone cadastrados na inscrição e receberão orientações para prosseguirem com a candidatura. São selecionados anualmente cerca de 300 novos participantes no Brasil.
O início da participação no PICME ocorre a partir do segundo semestre letivo, com exceção de candidatos multimedalhistas e/ou de graduação em matemática que podem participar a partir de seu primeiro semestre letivo. Todos os participantes se candidatam a partir do mesmo processo seletivo, com duas entradas no programa. A primeira entrada é feita em março e a segunda em agosto de 2023.
As inscrições se iniciaram dia 15 de fevereiro e vão até 2 de junho, sendo que para a 1ª entrada é necessário se inscrever até 3 de abril.
Quem pode concorrer à 1ª entrada
a) Alunos de graduação na área de matemática e/ou que obtiveram pelo menos 4 medalhas (multimedalhista da OBMEP e/ou OBM) com entrada no Ensino Superior no primeiro semestre de 2023.
b) Alunos com entrada no Ensino Superior anterior a 2023 com pelo menos uma medalha na OBMEP e/ou OBM de qualquer curso de graduação.
c) Candidatos não aproveitados nos anos anteriores e ex-bolsistas.
Quem pode ser selecionado para a 2ª entrada
O aluno selecionado para a 2ª entrada precisará aguardar o processo de renovação do Acordo de Cooperação do CNPq com o IMPA. Informações atualizadas serão publicadas na página do PICME.
a) Todos os alunos regularmente matriculados em graduação pelo menos no 2º semestre letivo em 2023, com pelo menos uma medalha na OBMEP e/ou OBM;
b) Alunos aptos não selecionados para a 1ª entrada.
c) Alunos de graduação na área de matemática e/ou que obtiveram pelo menos 4 medalhas (multimedalhista da OBMEP e/ou OBM) com entrada no Ensino Superior no segundo semestre de 2023 (os demais alunos deverão aguardar o processo seletivo de 2024)
d) Alunos não multimedalhistas ou de curso de matemática com início do 2º semestre letivo posterior a setembro 2023 deverão aguardar o processo de 2024.
O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país. Para mais informações, acesse o site do PICME.