Programação do FestMat une tecnologia e inovação

 

Para aproximar a matemática da sociedade, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) promove a 3ª edição do Festival Nacional da Matemática (FestMat) nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no Rio de Janeiro. Com o tema "Matemática é inovação", o evento gratuito oferece experiências que unem criatividade e tecnologia.

Atividades para crianças e adultos vão ocupar a Marina da Glória, no Aterro do Flamengo. O primeiro dia de evento é exclusivo para escolas públicas e privadas previamente cadastradas. O Festival é aberto ao público na tarde de sexta-feira (6) e no sábado (7). Para garantir a entrada gratuita, basta se inscrever no site do Festival

"O Festival Nacional da Matemática é um importante instrumento do IMPA para dialogar diretamente com toda a sociedade, divulgando a matemática que cria, que inova e que encanta. É diversão com a matemática para toda a família", disse Marcelo Viana, diretor-geral do instituto.

Mais de 32 mil pessoas participaram das duas primeiras edições do FestMat, em 2017 e 2022. Em sua terceira edição, o evento se consolida no calendário do Rio de Janeiro e passa a ser realizado a cada dois anos. 

A programação deste ano contará com apresentações de projetos desenvolvidos no IMPA, como o Espaço de Realidade Expandida Space-XR, comandado pelo Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), em parceria com Lapid (Museu Nacional), BioDesign (PUC-Rio) e INT. A atividade permite uma visita virtual à tumba de Neferhotep, no Egito Antigo. Os visitantes vão poder conhecer os detalhes das paredes da tumba e também ver as estátuas do faraó egípcio e sua família, que viveram há aproximadamente 3300 anos.

O pesquisador do IMPA Tiago Novello fará uma palestra, em 7 de setembro, sobre o uso das ciências exatas no entretenimento. “Vamos aprender um pouco da matemática que está por trás da computação gráfica, por trás da modelagem e renderização de objetos tridimensionais, que são bastante úteis no desenvolvimento de jogos e no cinema”, afirmou.

Durante os três dias de evento, os visitantes poderão participar ainda de um atelier 3D, onde é possível dar vida aos desenhos; um escape room virtual, que propõe a resolução de problemas de raciocínio lógico em ambientes desafiadores; e uma experiência musical que convida o público para manipular frações, BPM e frequências para criar novas melodias. 

A peça teatral “Os Números e a Vida” é mais uma experiência inédita. Realizada pelo Coletivo Comum, a apresentação propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência, como as inquietações existenciais, a utilização de tecnologias digitais e a rebeldia social, com questões e jogos matemáticos. 

O evento conta com muitos parceiros, entre os quais a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) SESI, que vai oferecer atividades com a unidade móvel Firjan SESI Matemática, e o Instituto Militar de Engenharia (IME), que levará para o local um futebol de robôs.

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), realizada pelo IMPA em todo o país para mais de 18 milhões de estudantes, também terá espaço no Festival. Os visitantes serão desafiados a resolver questões de raciocínio lógico da olimpíada.

Alunos IMPA Tech, programa de graduação do IMPA inaugurado em abril deste ano, apresentarão o “Projeto Xenolinguística” em uma mesa redonda. O trabalho, desenvolvido na disciplina “Habilidades Linguísticas” durante o primeiro semestre, é o resultado da criação de línguas hipotéticas para aprender as bases da gramática.

Outra ação do instituto presente no evento será o stand das Meninas Olímpicas do IMPA (MOI), que apresentará protótipos de robótica em Arduino, quebra-cabeças que estimulam a criatividade e o raciocínio matemático, mosaicos feitos a partir de cubos mágicos e experiências com desenhos tridimensionais. A programação completa está repleta de novidades e disponível no site do Festival.




$result.label