Evento foi prestigiado por mais de quinhentas pessoas.
Yuan Jinyun escreve de Curitiba
A Cerimônia Regional do Paraná foi realizada no dia 19 de junho, às 14hs, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP. Estiveram presentes os 165 alunos do Paraná premiados com medalhas de prata e bronze na OBMEP 2011, além de professores, diretores e familiares.
Para compor a mesa, as seguintes autoridades:
Segundo o Secretário da Educação Flávio Arns, a premiação recebida é fruto do intenso trabalho realizado pela SEED e do empenho dos professores nas escolas. “Todos têm direito à educação de qualidade. A Olimpíada é importante para os alunos descobrirem seus talentos, identificar sua vocação para a construção de uma sociedade melhor”, ressaltou.
De acordo com o professor e coordenador Yuan Jinyun, a iniciativa visa fortalecer e estimular o estudo da Matemática, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar a troca de experiências. “Temos que motivar o raciocínio matemático dos alunos. Assim, eles terão melhor base para cursar o ensino superior, promovendo uma melhora na qualidade do ensino”, afirmou.
O depoimento do aluno Rogério de Oliveira Souza (medalhista de prata e aluno da Escola Estadual do Campo Professor Francisco da Silva Reis, em Sengés, região nordeste do Paraná) foi um momento marcante na cerimônia: ele diz que sua dedicação tem sido compensada com a participação no PIC. “Espero que essa oportunidade que estou tendo seja o início de outras conquistas em minha vida”, ressaltou Rogério, que já recebeu uma medalha de ouro em 2010.
Segundo o professor de Matemática Marcelo Turkiewicz, do Colégio Estadual Polivalente de Goioerê, a OBMEP é uma excelente ferramenta pedagógica. “O professor deve incentivar o aluno a participar de forma consciente da Olimpíada. O resultado é fruto de trabalho e de muito estudo”.
O evento foi um grande sucesso - alunos e pais ficaram muito empolgados e para o próximo ano todos desejam a medalha de ouro!