OBMEP e Secretaria de Educação realizam oficinas para professores

 

 

    

Professores do Paraná participam de oficinas.

 Yuan Jinyun  escreve de Curitiba

Realizado no dia 20 de junho, fruto de uma parceria do Departamento de Educação Básica da SEED do  Paraná com a OBMEP, o laboratório de formação continuada contou com a presença de 113 professores do Estado.

Totalizando oito horas de curso, as oficinas foram ministradas pelos seguintes professores, que se revezaram nas três turmas compostas pelos professores participantes.

  • Pedro Malagutti – UFSCAR - Mágicas e Materiais Concretos para o Ensino de Ideias Abstratas em Matemática
  • Paulo Caetano UFSCAR -  Maxima e Geogebra na Sala de Aula
  • Francisco Mattos – Colégio Pedro II, Rio de Janeiro -  Estudo de funções: Ambientes Gráficos e Geometria Dinâmica.

             Ao final do evento foi realizada uma avaliação que  professores participantes que fizeram sugestões para os próximos encontros:

  •  “As oficinas poderiam ter tido mais tempo”;
  • “As oficinas foram extremamente positivas. Deveria ser oferecida constantemente e com um período de realização maior e oferecido espaço para articulação de ideias entre docentes e participantes”;
  • “É preciso dar continuidade a este trabalho, pois os professores precisam desse espaço de estudo e discussão”; 
  •  “As oficinas foram interessantes, porém, com relação ao conhecimento dos softwares apresentados, seria bom que aprendêssemos a utilização. É muito bom conhecer novos softwares, mas é preciso um maior aprofundamento”.

A ideia geral é de que é importante dar continuidade ao trabalho desenvolvido, implementando novas metodologias para o ensino da matemática e, com isso, colaborar com os alunos na superação dos limites.