Cerimônia Nacional de Premiação - OBMEP 2011

 

 

  Evento aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 27 de agosto

 

Da Central OBMEP

 

A homenagem aos grandes vencedores da OBMEP 2011 ocorreu no dia 27 de agosto de 2012. Medalhistas de ouro e os alunos com melhor pontuação de estados que não conquistaram medalhas de ouro se reuniram no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para uma celebração emocionante.

 

O evento, no entanto, começou bem antes da premiação no teatro. Jovens de todas as partes do Brasil chegaram ao Rio de Janeiro no dia 26 de agosto, quando receberam as boas-vindas da equipe da OBMEP, jantaram juntos e assistiram a um clássico de Charles Chaplin, Tempos Modernos. Na manhã do dia 27, assistiram à palestra intitulada "O Teorema do Círculo Polar Ártico". Apresentada pelo Coordenador Geral da OBMEP e Diretor Adjunto do IMPA, Prof. Claudio Landim, a palestra ilustrou o que faz um pesquisador em matemática e apresentou resultados recentes sobre recobrimentos de regiões do plano por dominós.

 

No inicio da tarde, 490 alunos e cerca de 80 coordenadores regionais e de iniciação científica se dirigiram ao Theatro Municipal. Era o momento que todos aguardavam. Reunidos, eles receberam suas medalhas, entregues pelas autoridades presentes.

 

Conquistas

A presidente cumprimentou todos os alunos e posou para fotos com cada um deles. Os alunos tricampeões, além das medalhas e do reconhecimento pelas repetidas vitórias, levaram para casa computadores portáteis doados pelo Itaú-Unibanco, que ofertou também tablets aos alunos e alunas tetracampeões.

Os alunos pentacampeões e hexacampeões da OBMEP receberam suas medalhas das mãos da Presidente da República, Dilma Rousseff. Além disso, também receberam prêmios especiais. 

 

“O brasileiro tem uma inata criatividade e, somada a ciência, pode criar uma coisa fantástica chamada inovação”, disse a Presidente em seu discurso. E acrescentou: “O caminho do Brasil passa pela vida de cada um de vocês”.

  

No dia 28 os alunos retornaram a seus Estados de origem após dois dias de celebração. Parabéns a todos!

 

Além do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e da Presidenta da República, Dilma Rousseff, participaram da Cerimônia  as seguintes autoridades: Claudio Landim, Coordenador Geral da OBMEP e Diretor Adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Hilário Alencar, Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM); Helena Nader, Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Jacob Palis, Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); César Camacho, Diretor Geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Luiz Edmundo Costa Leite, Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia; Wilson Risolia, Secretário de Estado da Educação; General-de-Exército José Elito Carvalho Siqueira, do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Participaram também os ministros: Marco Antônio Raupp, da Ciência e Tecnologia e Inovação e Aloizio Mercadante, da Educação.

 

 

Acesse aqui os vídeos da cerimônia.

 




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label





Seu navegador é o Internet Explorer (6). Este sistema funciona melhor em outros navegadores como firefox e chrome.

Recomendamos que você considere usá-los.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Internet Explorer clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Firefox clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Chrome clique aqui.