Foi realizada no dia 03 de setembro de 2015 a Cerimônia Regional de Premiação da OBMEP em Alagoas. O evento foi realizado às 9:30 da manhã no auditório Aquatune, no Palácio do Governo, em Maceió. Estiveram presentes ao evento cerca de 300 pessoas, dentre alunos, professores, educadores, autoridades e convidados. Compuseram a mesa as seguintes autoridades:
Luciano Barbosa - Vice Governador e Secretário de Estado da Educação de Alagoas.
Sérgio Teixeira - Reitor do Instituto Federal de Alagoas
Amauri Barros - Pró Reitor de Graduação da Universidade Federal de Alagoas
Adriano Valeriano - Na ocasião representando os professores do ensino básico de Alagoas
O evento começou com uma apresentação cultural: o Coral Carlos Gomes, da Escola de Cegos Ciro Accioly, fez uma apresentação de clássicos regionais. O coral também se apresentou no encerramento do evento.
Na palestra de abertura, proferida pelo CR-AL, Adelailson Peixoto, destacou-se, nestes 10 anos em Alagoas, a importância da OBMEP como instrumento de transformação social e na educação. Essa mudança foi exemplificada com a história de vida de alguns personagens (que não puderam comparecer ao evento) com Alan Anderson, Marta de Fátima, Eduardo Silva e Weverton Marques e como a OBMEP mudou o rumo de suas vidas. Também foi mencionado o artigo que relaciona os resultados da OBMEP com os indicadores de educação no país, tomando-se Coité do Noia como exemplo desse resultado em Alagoas.
Antes da distribuição das premiações, a exemplo da cerimônia nacional, também prestamos homenagem aos ex-alunos e professores que se destacaram ao longo destes 10 anos na OBMEP, ou que contribuíram para alavancar este importante projeto em nosso estado. Os homenageados, todos presentes, receberam um certificado de menção honrosa especial pelos 10 anos da OBMEP.
EX-ALUNOS HOMENAGEADOS:
-Pelo número de medalhas
Indiana Jhones - Coruripe
-Pelo exemplo de apoio da família em relação aos estudos
João Victor - Maceió
-Primeiro medalhista de ouro do interior de Alagoas
José Maurício - Santana do Ipanema
-Pelo trabalho coletivo na cidade de Coité do Noia:
José Elenilson
Samoel Santos
Samuel Rocha
PROFESSORES HOMENAGEADOS:
Adriano Valeriano (Coité do Noia)
Carlos Argolo (Maceió)
Claudiene Santos (Arapiraca)
Djalma Félix (Coruripe)
Elielson Magalhães (Taquarana)
Em seguida foram entregues as premiações referentes à 10a edição da OBMEP: 67 alunos medalhistas, além de 17 professores, 21 escolas e 2 secretarias municipais de educação.