OBMEP realiza o Encontro do Hotel de Hilbert

 

 

 

Em 1925, o matemático alemão David Hilbert apresentou um paradoxo do infinito. Nele há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

 

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto n pula para o quarto n + 1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas no Hotel de Hilbert.

 

Inspirada nesta ideia, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) criou em 2011 o Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) para os alunos com melhor desempenho acadêmico no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr).

 

A 6ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert acontecerá em 2018 graças à parceria do IMPA com a Fundação Itaú Social. De 20 a 25 de novembro, os 200 alunos — 132 meninos e 65 meninas — com os melhores resultados no 13º PIC, de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, farão em Florianópolis (SC) uma imersão no mundo da Matemática.

 

Na programação do EHH haverá conteúdo para todos os gostos, de palestras sobre criptografia, xadrez, astronomia e extração de petróleo a atividades de recreação, jogos e passeios.

 

Ao todo, 15 professores universitários se revezarão para apresentar os conteúdos propostos no programa e incentivar a garotada a se dedicar à Matemática com prazer.

 

Tradição

 

A primeira edição foi realizada em Nova Friburgo (RJ), em julho de 2011. Até 2015, o encontro aconteceu anualmente, sempre reunindo os estudantes que se destacaram no PIC. No biênio 2016-2017, a falta de verbas impossibilitou a realização do evento.

 

Para mais informações, visite o site do 6º Encontro do Hotel de Hilbert  

 

Fonte: IMPA




$result.label