Os medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) que estão ingressando em uma universidade pública no primeiro semestre de 2019 têm mais uma razão para comemorar. As inscrições para a Bolsa Instituto TIM-OBMEP estão abertas até 26 de março.
Em 2019, serão oferecidas 50 bolsas de manutenção. O programa é uma iniciativa do Instituto TIM, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a OBMEP, para apoiar estudantes que desejam se dedicar integralmente à graduação.
As áreas contempladas são Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química. A bolsa de R$ 1.200 é concedida ao longo de 12 meses, renováveis anualmente, até o limite de 48 meses – geralmente, o tempo necessário para concluir um curso de graduação. A renovação do benefício está condicionada à avaliação de desempenho do bolsista.
A seleção e a avaliação dos candidatos serão realizadas por comissão acadêmica designada pela direção do IMPA e pela Coordenação de Programas de Extensão Acadêmica.
Os critérios considerados na avaliação serão: mérito acadêmico, por meio do resultado no Enem, do desempenho nas edições da OBMEP e do histórico escolar; situação socioeconômica; e relevância do apoio financeiro para a trajetória acadêmica e profissional do candidato.
O resultado do processo seletivo será divulgado em 11 de abril, na página da OBMEP e no portal Bolsa Instituto TIM-OBMEP. Os selecionados deverão apresentar a documentação necessária ao processo no período de 12 a 18 de abril.
Leia também:
Última semana de inscrições da OBMEP 2019
15ª OBMEP homenageia os povos indígenas do Brasil