1ª Fase da OBMEP: Saiba como se preparar

 

A prova da 1ª Fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) está marcada para 21 de maio. Para ajudá-lo a se organizar melhor, separamos algumas dicas que facilitarão sua preparação para a prova. Confira!

 

Crie uma rotina de estudos

Estudar na véspera da prova é um erro, pois haverá pouco tempo para assimilar conteúdos. Por este motivo, a recomendação é iniciar a preparação para a prova o mais rapidamente possível, definir uma rotina de estudos com antecedência e dedicar-se para alcançar seus objetivos. O segredo é estudar um pouco a cada dia.

 

Procure materiais de várias fontes

Consultar as edições do Banco de Questões da OBMEP, assim como textos de apoio e bibliografia de referência, utilizar sites na Internet voltados para o estudo da Matemática, participar em grupos de estudo na escola, assistir a videoaulas nos canais da OBMEP, além de frequentar cursos preparatórios para olimpíadas, serão sempre iniciativas de grande ajuda para se preparar para a prova.

 

Estude e resolva provas de anos anteriores

Treinar resolvendo questões de provas de anos anteriores da OBMEP serve para identificar como os assuntos serão cobrados e o estilo das questões que costumam cair na prova. Além disso, ao treinar utilizando provas de anos anteriores você terá a possibilidade de medir o tempo que poderá ser gasto em cada questão, ganhar velocidade na resolução dos problemas, identificar dúvidas, determinar quais são os assuntos nos quais você precisa prestar mais atenção e consequentemente, dedicar mais tempo de estudo.

 

Pense estrategicamente

A prova da OBMEP é concebida de modo que o aluno possa resolver as questões usando lógica, raciocínio e criatividade. Recomendamos que você fique atento à resolução prática das questões e ao raciocínio empregado, em vez de decorar fórmulas.

 

Leia com atenção

Durante o estudo, será necessário investir tempo na leitura das questões e na interpretação de textos, pois é fundamental entender bem os enunciados para resolvê-los corretamente.

 

Crie um grupo de estudos

Procure contato com amigos ou colegas de escola para estudar em grupo. Anote as dúvidas que surgirem e leve para seus professores.

 

Acredite no seu potencial

A prova da olimpíada visa despertar o interesse do aluno e mostrar que a Matemática é muito mais abrangente do que parece. Dedique-se aos estudos e principalmente confie em você.

 

Gostou das dicas para a prova da 1ª Fase da OBMEP? Então, confira o material nos links a seguir e bons estudos!

 

Banco de provas e soluções 

Simulados 

Banco de questões da OBMEP

Apostilas do PIC

 

Canais no Youtube

OBMEP Oficial 

Programa de Iniciação Científica da OBMEP

Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo

Portal da Matemática




$result.label