O diretor-adjunto do IMPA e coordenador da OBMEP, Claudio Landim, é o ganhador do Science Education Prize 2019, que teve como tema desta edição o “Desenvolvimento de Material Científico Educacional”. O pesquisador foi escolhido entre candidatos da América Latina e do Caribe por suas contribuições significativas e inovadoras ao material científico educacional, como a criação do Portal do Saber e do Programa OBMEP na Escola.
“É um prêmio que vem recompensar o trabalho de professores do ensino básico e de pesquisadores na produção de material didático para melhorar a qualidade do ensino da matemática no país”, afirmou Landim.
Concedida pelo Escritório Regional para América Latina e Caribe da The World Academy of Sciences (TWAS-ROLAC), a distinção é entregue a cada quatro anos a cientistas que desenvolveram programas criativos que aprimorem a qualidade da educação científica na educação básica. O vencedor é agraciado com US$ 3 mil e um diploma. Landim já havia recebido da TWAS o Prêmio de Matemática da Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS), em 2006.
Carioca, Claudio Landim é pesquisador do IMPA desde 1994 e diretor-adjunto do instituto desde 2008. Especialista em probabilidade, formou-se matemático na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Fez mestrado em Estatística e Probabilidade no IMPA, doutorado em Matemática na Universidade Paris Diderot (1990) e pós-doutorado no Instituto Courant, na Universidade de Nova Iorque (1994).
Landim é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2001 e recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2010. Em 1997, foi contemplado com a medalha de Bronze do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) por suas contribuições à teoria do comportamento hidrodinâmico de sistemas de partículas.
O Portal OBMEP do Saber oferece gratuitamente uma série de materiais relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Com mais de 1500 videoaulas, o canal do YouTube Portal da Matemática acumula 11 milhões de visualizações e mais de 300 mil inscritos, desde 2013. Além do conteúdo audiovisual, o Portal do Saber conta com 200 apostilas de material teórico, 200 cadernos de exercício, 44.000 quizzes, 1535 problemas resolvidos e 160 aplicativos interativos.
Voltado para os professores de matemática da educação básica, o Programa OBMEP na Escola seleciona e treina cerca de 900 professores de escolas públicas estaduais e municipais por ano para darem aulas de matemática a 20 alunos de seus colégios, por todo o país. O objetivo é contribuir para a formação de professores em matemática estimulando estudos mais aprofundados e a adoção de novas práticas didáticas em salas de aula.
Na segunda fase da OBMEP, os alunos participantes do programa tem o desempenho muito superior aos demais candidatos e evasão menor. No Nível 1 (6º e 7º Anos), a nota é 97% melhor, e a evasão 22% menor entre os alunos do programa; no Nível 2 (8º e 9º Anos), o resultado é 119% melhor, e a evasão 20% menor; no Nível 3 (Ensino Médio), o desempenho é 141% superior e a evasão 13,6% menor.
Fonte: IMPA