As inscrições para a Bolsa do Instituto TIM-OBMEP estão abertas até 21 de fevereiro. O programa é voltado para estudantes matriculados em universidades públicas e que foram medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Em 2020, serão oferecidas 50 bolsas de manutenção. O programa é uma iniciativa do Instituto TIM, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a OBMEP, para apoiar estudantes que desejam se dedicar integralmente à graduação.
As áreas contempladas são Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química. A bolsa de R$ 1.200,00 é concedida ao longo de 12 meses, renováveis anualmente, até o limite de 48 meses – geralmente, o tempo necessário para concluir um curso de graduação.
A renovação do benefício está condicionada à avaliação de desempenho do bolsista. A seleção e a avaliação dos candidatos serão realizadas por comissão acadêmica designada pela direção do IMPA e pela Coordenação de Programas de Extensão Acadêmica.
Os critérios considerados na avaliação serão: mérito acadêmico, por meio do resultado no Enem, do desempenho nas edições da OBMEP e do histórico escolar; situação socioeconômica; e relevância do apoio financeiro para a trajetória acadêmica e profissional do candidato.
O resultado do processo seletivo será divulgado em 18 de março, na página da OBMEP e no portal Bolsa Instituto TIM-OBMEP. Os selecionados deverão apresentar a documentação necessária ao processo no período de 19 a 23 de março.
Leia também:
Abertas as inscrições para participar do POTI 2020
15º Programa de Iniciação Científica Jr (PIC)
PICME 2020 está com inscrições abertas