As histórias de 18 medalhistas da OBMEP foram registradas no livro “Histórias Inspiradoras da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas”. A obra, inspirada na seção de mesmo nome, do site da OBMEP, foi concebida com a intenção de divulgar o impacto provocado pela competição na trajetória acadêmica dos participantes.
O livro traz relatos breves, alguns comoventes, sobre a descoberta de habilidades e vocação para a Matemática, dedicação aos estudos, esforço e perseverança. As histórias, todas bem diferentes entre si, têm em comum a vontade dos protagonistas de superar as adversidades, concretizar sonhos e alcançar a realização profissional.
Na obra, o leitor encontra histórias de medalhistas de todas as regiões brasileiras. Uma delas é a do mineiro Felipe Machado, que teve sua vida transformada pela OBMEP. Menino pobre, superou as adversidades e tornou-se engenheiro em radiofrequência. “O melhor da OBMEP foi a oportunidade de participar do Picme. O programa representou uma grande ajuda financeira e acadêmica. Sem o Picme precisaria trabalhar. Como o curso era em tempo integral, não teria como”.
Outra história de destaque é a de Renato Santos da Silva, que saiu de uma área pobre de Teresina, para tornar-se professor na Universidade Federal do Piauí.“O Picme possibilitou-me entrar no Mestrado e, também, passar no concurso público. (...) No bairro de favela de onde venho, as pessoas não têm muita oportunidade”.
Já para a paranaense, de Chopinzinho, Jéssica Bóschi, a vocação de ensinar Matemática nasceu do programa, fruto de uma medalha de prata conquistada na Olimpíada. “A medalha foi uma luz no meu caminho, um sinal, me ajudou a escolher Matemática na hora de fazer faculdade”.
De distribuição gratuita, “Histórias inspiradoras da OBMEP”, é um retrato das oportunidades que se abrem aos participantes da Olimpíada. Trata-se, sem dúvida, de um conjunto de histórias incríveis que têm o poder de nos inspirar.
O arquivo digital do livro pode ser acessado no link a seguir. Boa leitura!
Conheça os portais e programas da OBMEP
Programa de Iniciação Científica da OBMEP (PIC)
Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME)
Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI)