Às 8h30 do sábado de 24 de setembro, crianças do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), de diversas cidades de Santa Catarina, se reuniram em Blumenau para esperar o início de um “encontro com a matemática”. A atividade foi promovida pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), através do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), para motivar o estudo e divulgar a disciplina, com grupos de alunos do PIC e professores do Programa OBMEP na Escola. Os municípios de Campos dos Goytacazes (RJ), Nova Andradina (MS) e Ouro Preto (MG) também promoveram atividades em setembro.
As crianças assistiram palestras e oficinas com temas variados, desde geometria e números grandes a órbitas planetárias, entre outros. Arthur Laguna Cruz da Silva comentou que a experiência foi diferente e surpreendente. “Consegui aprender bastante. Agora tenho mais interesse do que achei que poderia ter pela matemática. Com certeza essa foi a melhor viagem que já fiz!”, disse.
Os polos do PIC em Santa Catarina são coordenados pelos professores André Vanderlinde da Silva, Felipe Vieira, Louise Reips e Rafael Aleixo de Carvalho, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Um evento desse tipo propicia às crianças um olhar diferenciado da matemática, com perspectiva curiosa e instigante, diferente do que estão acostumados nas escolas”, afirmou Vieira.
De mágica à matemática em Nova Andradina (MS)
Em Nova Andradina, alunos e professores do município e das cidades de Campo Grande, Dourados e Rio Brilhante, todas em Mato Grosso do Sul, participaram do encontro, entre os dias 17 e 18 de setembro. O evento teve iniciativas variadas, desde mágica até o estudo de funções e jogos com frações.
As oficinas e minicursos abordaram temas como criptografia, caleidoscópio e os segredos do cubo mágico. Larissa Rodrigues, mãe do aluno Rafael Rodrigues, disse que o encontro estimulou o filho: “É uma socialização entre os pares que almejam uma medalha na olimpíada e uma maneira lúdica de adquirir conhecimento”, elogiou.
Também participaram do evento os professores do Programa OBMEP na Escola, que contribui para a formação de professores em matemática e incentiva a adoção de novas práticas em sala.
Coordenadora do projeto, Sandra Regina de Oliveira de Souza disse que a dinâmica foi recebida com entusiasmo. “Vejo o quanto esses professores são dedicados e não medem esforços para os alunos vivenciarem momentos importantes! Cada um sai com as forças renovadas para acreditar que a educação é o caminho”, disse, com orgulho.
Origamis e “bolas quadradas” entreteram alunos em Ouro Preto (MG)
Existem bolas quadradas? Uma das atividades que entreteve alunos e professores das cidades de Ouro Preto, Manhuaçu, Conselheiro Lafaiete e Dores do Turvo, em Minas Gerais, surgiu a partir desta provocação. Em 24 de setembro, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), eles foram recebidos com gincanas envolvendo questões de raciocínio lógico e jogos matemáticos. Depois, assistiram palestras e conversaram com medalhistas da OBMEP “veteranos”.
O professor Wenderson Marques Ferreira, coordenador do PIC na região, comentou sobre as atividades. “Foi uma alegria organizar o encontro este ano! O evento foi uma oportunidade de muitos alunos e professores das turmas online do PIC se encontrarem presencialmente pela primeira vez, um momento de integração e de aprendizado”, afirmou.