A empresa de telecomunicações IHS Towers, em parceria com o Limitless Space Institute, está com inscrições abertas para o Projeto Global Educators, programa que busca capacitar professores da rede pública de ensino do Brasil em educação espacial. Os interessados podem se candidatar até 6 de dezembro pelo site do programa. A empresa também mantém uma parceria com a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e oferece bolsas de R$ 900 para meninas medalhistas que estão ingressando em universidade pública federal ou estadual.
O Projeto Global Educators é voltado para professores de Ciências, Matemática, Física Tecnologia e Engenharia (STEM, da sigla em inglês) do Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio. O programa busca que os educadores participantes tragam atividades e tarefas voltadas à temática da educação espacial para a sala de aula e despertem o interesse dos alunos.
A programação conta com aulas, palestras e workshops sobre o significado da exploração espacial, a ciência que sustenta o espaço, sua história, a economia do espaço, a exploração sustentável e a ética espacial.
O programa terá duração de um ano e será ministrado em inglês, desta forma, é imprescindível que os educadores dominem a língua. Além disso, para participar os professores precisam morar e trabalhar no Brasil. Ao todo, serão selecionados 10 professores do Brasil e 10 da Nigéria. Os aprovados terão oportunidade de viajar para Houston, nos Estados Unidos, para visitarem o Limitless Space Institute e participarem de workshops. Todos os custos da viagem serão pagos pelo instituto.
Para a conclusão do programa, os professores precisarão apresentar um trabalho final com conteúdos aprendidos ao longo do programa. Os trabalhos serão apresentados a especialistas da indústria espacial e representantes da IHS Towers.
A relação dos candidatos selecionados será divulgada em 5 de janeiro. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail kaci@limitlessspace.org.