IMPA recebe 140 docentes da rede municipal de ensino do Rio

 

O IMPA recebeu nesta quinta-feira (21) 140 professores e coordenadores da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi explicar a importância da realização da prova da OBMEP para os estudantes e incentivar a cultura olímpica nas escolas. Os profissionais foram recebidos pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, que agradeceu o apoio de todos na organização da olimpíada.

 

“Um dos axiomas da organização da OBMEP é que, desde sempre, nós trabalhamos com a escolas. As inscrições são feitas pelas escolas. Temos tido, em vários momentos, pressão para abrirmos inscrições para alunos avulsos e nunca quisemos fazer isso, pois entendemos o papel fundamental que a escola tem no processo e, em particular, o professor e a professora têm na olimpíada”. 

 

O "Encontro dos Professores da Rede Municipal do Rio", que lotou o auditório Ricardo Mañé, contou também com a coordenadora de Logística de Provas e Premiações da OBMEP, Erika Sholl, que dividiu com o público o esforço da equipe para que a prova da Olimpíada chegue em todos os cantos do Brasil. Na conversa, ela emocionou a plateia ao lembrar de dois irmãos medalhistas que tiveram a vida transformada pela OBMEP. Filhos de agricultores, os meninos trocaram o trabalho na lavoura pelos estudos graças ao PIC - Programa de Iniciação Científica Jr que concede bolsas de estudos à medalhistas da OBMEP de escolas públicas. 

 

As risadas do evento ficaram por conta do professor Pedro Malagutti, coordenador nacional de provas da OBMEP e professor da Universidade Federal de São Carlos. De forma bem humorada, ele mostrou a mudança na formulação de questões matemáticas nas escolas ao longo dos anos e o comprometimento do aprendizado. Malagutti apontou ainda desafios a serem superados no ensino da disciplina e falou, orgulhoso, sobre o processo de correção das provas.

 

“Uma menção honrosa, uma medalha de bronze, por exemplo, são capazes de motivar muito os alunos a continuarem estudando. Eles se superam, e depois conseguem prata e ouro. Na correção nacional das provas, que é um retrato do Brasil em miniatura, pois todos os estados estão representados, o que encontramos de soluções criativas , diferentes e inusitadas é incrível. Há soluções melhores que as nossas. Eles sabem mais matemática do que os elaboradores de questões. Já  aprendi que somos técnicos, quem disputa as partidas são eles. São muito inteligentes.” 

 

Para Chenia Maciel, professora da Escola Municipal Calouste Gulbenkian, localizada na Cidade Nova, o evento foi uma oportunidade para entender melhor o funcionamento da OBMEP. “Esse encontro contribuiu para vermos a olimpíada com outros olhos e entendermos melhor o que a OBMEP pode oferecer aos alunos. A olimpíada representa um salto na nossa educação é uma maneira de mostrarmos aos nossos estudantes que eles podem ter qualquer profissão.”

 

Os professores presentes no encontro foram presenteados com livros da OBMEP. A 19ª edição da Olimpíada acontecerá em 4 de junho (provas da 1ª fase) e 19 de outubro (provas da 2ª fase). O resultado será divulgado em 20 de dezembro.




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