Prolímpico: inscrições abertas até 11 de julho

 

Com o objetivo de estimular a formação de docentes voltados para competições científicas de matemática e espalhar a cultura olímpica pelas salas de aula de todo o país, o Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos (PROLÍMPICO) chega à sua 9ª edição neste ano. O curso acontecerá entre 15 e 19 de julho e será transmitido pelo Youtube do IMPA. As inscrições devem ser realizadas até 11 de julho através do site do instituto. 

Realizado desde 2020, o programa tem como objetivo compartilhar conhecimentos específicos para os participantes e suprir uma demanda crescente por parte dos docentes brasileiros por metodologias de ensino e materiais para o preparo de alunos para competições de matemática. Para isso, o PROLÍMPICO é dividido em 4 módulos. O nível A é voltado para professores do Ensino Fundamental I e abrange conteúdos do 3º ao 5º ano. O nível 1 é focado nos professores do Ensino Fundamental II, do 6º e 7º ano; o nível 2 engloba os docentes do 8º ao 9º ano, e por fim, o nível 3 é voltado para professores do Ensino Médio. É possível se inscrever para mais de um módulo.

Para participar, o professor inscrito deverá acessar o Youtube do IMPA, assistir às aulas e resolver os exercícios propostos no formulário eletrônico de avaliação, que será liberado no dia 20 de julho através da sala Google Classroom do evento. O link para ingresso na reunião será enviado por e-mail. Terão direito ao certificado de participação, os docentes que obtiverem pelo menos 50% da nota total.

Neste ano, o programa vai implementar um novo tipo de avaliação dos participantes que “permitirá identificar com mais precisão técnicas e conteúdos que precisarão de um reforço maior na formação dos docentes”, explica Samuel Barbosa, um dos coordenadores do programa. “O projeto também se soma a outras iniciativas do IMPA, como o PAPMEM (Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio) e as publicações dos Círculos de Matemática da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), na disseminação de ferramentas e soluções para melhorar a educação básica brasileira”, concluiu. 

Participam da 9ª edição do Prolímpico, os professores Gabriel Oliveira, Lorena Freitas, Vitoria Aparecida e Rafael Filipe. A programação completa será divulgada em breve neste link. 

Somente no ano passado, o programa recebeu 3.746 inscrições. O número representou um aumento de quase 25% em relação a 2022. Segundo Barbosa, o “alcance praticamente total das escolas por meio da OBMEP e a criação de vagas olímpicas  em cursos universitários, impulsionaram esse interesse de formação”.




$result.label