Torneio para Clubes de Matemática da OBMEP vai ter 2ª edição

 

As inscrições para a segunda edição do “Torneio Mandelbrot dos Clubes de Matemática da OBMEP” estão abertas e vão até 30 de agosto. Destinada aos clubes de matemática inscritos no portal dos Clubes da Matemática, a iniciativa visa estimular os alunos e ampliar o acesso aos materiais da olimpíada.

 

“Existem muitos estudantes medalhistas e uma grande porcentagem deles não têm acesso a materiais especiais, como os do PIC Jr. Diante disso, os clubes funcionam como uma porta bastante ampla para que todos os alunos interessados tenham acesso a materiais diferenciados de matemática”, afirmou Noemi Zeraik, coordenadora dos clubes de matemática da OBMEP.

 

A OBMEP conta hoje com 304 clubes inscritos e 712 clubes ainda em processo de fundação. A participação dos clubes no torneio envolve algumas atividades como o desenvolvimento de Salas de Estudo e Salas de Leitura para o blog dos clubes da OBMEP. 

 

As atividades também contemplam a produção de biografias, resenhas de filmes e vídeos sobre a disciplina e a discussão e proposição de problemas matemáticos. Essa série de atividades, segundo Noemi, é pensada para trazer a matemática para o debate com propostas lúdicas. “Uma das grandes visões da OBMEP é ser um meio multiplicador de conhecimento”, destacou a coordenadora.

 

A primeira edição do “Torneio Mandelbrot dos Clubes de Matemática da OBMEP” aconteceu entre setembro e outubro de 2023 e contou com a participação de 43 clubes de escolas públicas e privadas de todo o país.

 

Ao todo oito clubes foram premiados. A primeira colocação ficou com Geomestres Slay, que ganhou uma viagem de quatro dias para o "Hotel de Hilbert", em abril deste ano. Os outros sete premiados receberam prêmios variados que foram de kits de livros a aparelhos eletrônicos, como celulares e caixas de som portáteis. 

 

O Geomestres Slay nasceu da paixão pela matemática de um grupo de cinco amigos do Colégio Militar de Porto Alegre (RS): Lisandra Menezes Fagundes (Líder); Gisela Ceresér Kassick; Lorenzo Pilotto Chisté Pinto; Pietro Pilz de Lorenzo e Lucas Lemos Merotto, alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio. Fãs das atividades do Portal da OBMEP e participantes dos fóruns de discussão da olimpíada, eles decidiram criar um clube — agora formalmente ligado à OBMEP — pensando justamente na participação no Torneio.

 

“O interesse surgiu completamente por parte dos alunos. Foram eles que me convidaram para ser orientadora e responsável por esse clube”, garantiu Marília Luíza Matte, professora e coordenadora do Geomestres Slay. 

 

As atividades, segundo ela, também foram em sua maioria realizadas de forma independente, em reuniões online ou presenciais.“Supervisionei as atividades que o grupo realizava, lapidando a produção do material, corrigindo alguns erros. Mas é fato que eles produziram muita coisa sozinhos, a iniciativa foi completamente deles, deram conta do recado.”

 

A dedicação no Torneio foi recompensada com a viagem para o "Hotel de Hilbert", evento tradicional da OBMEP que todos os anos reúne alunos que se destacaram no PIC.

 

“O encontro do 'Hotel de Hilbert' foi uma experiência excelente tanto para mim quanto para os alunos. Eles adoraram a programação do evento, a convivência com outros estudantes de outras partes do Brasil, que acho que é uma das características mais ricas que esses e outros eventos da OBMEP têm”, relatou a professora. 

 

Se o seu clube está inscrito no portal de clubes, acesse o site e inscreva-se.




$result.label